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Proposta prática para o ensino de Crioscopia

Estratégias de Ensino

Esta proposta para o ensino de Crioscopia lança mão da produção artesanal de sorvete para favorecer o aprendizado dessa importante propriedade coligativa.
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Crioscopia é uma propriedade coligativa na qual temos a diminuição da temperatura de congelamento de um solvente após a adição de um soluto não volátil.

A proposta deste texto é propor uma aula prática para o ensino de Crioscopia que seja um agente facilitador do aprendizado desse tema, já que a falta de contextualização cria ou aumenta o distanciamento entre os conceitos abordados e a realidade dos estudantes e contribui para gerar dificuldades de aprendizagem.

Esta atividade prática sobre crioscopia pode despertar o interesse dos estudantes, oportunizar o desenvolvimento de habilidades e despertar a curiosidade, estimulando, assim, a busca por explicações lógicas e razoáveis.

Conceitos que podem ser abordados na atividade

A atividade explorará a crioscopia durante a produção de um sorvete caseiro pelos alunos. O principal foco da atividade é o abaixamento da temperatura de congelamento de um líquido, mas também é possível trabalhar os seguintes aspectos:

O sorvete é um exemplo de emulsão preparada a partir de conhecimentos sobre crioscopia
O sorvete é um exemplo de emulsão preparada a partir de conhecimentos sobre crioscopia

Cabe ao professor eleger o melhor momento durante a atividade para apresentar, propor e discutir com os alunos cada um dos aspectos sugeridos acima.

Materiais

Os materiais necessários para o desenvolvimento da atividade estão propostos a seguir, mas a quantidade total dependerá do número de alunos que participarão da confecção do sorvete. Sugerimos que as quantidades a seguir sejam utilizadas por grupos de até três alunos, mas cada professor pode adequar de acordo com a necessidade ou disponibilidade.

  • 24 mL de leite (integral, desnatado ou semidesnatado);

  • 3 colheres rasas de sopa de açúcar;

  • 4 colheres rasas de sopa de achocolatado em pó;

  • 2 colheres rasas de chá (10 mL) de refresco em pó (qualquer sabor);

  • 1 kg de gelo picado ou triturado;

  • 12 colheres de sopa rasas de sal de cozinha;

  • 1 saco plástico grande com fecho;

  • 1 saco plástico pequeno com fecho;

  • Luvas descartáveis.

Procedimento

Para realizar a produção do sorvete, cada grupo organizado pelo professor deverá seguir estes passos:

  • 1º Passo: Todos os alunos deverão lavar bem as mãos com água e sabão;

  • 2º Passo: Todos os alunos deverão colocar as luvas descartáveis;

  • 3o Passo: No saco pequeno, adicionar o leite, o açúcar, achocolatado ou o refresco em pó. Fechar bem o saco plástico;

  • 4º Passo: Agitar bastante a mistura até ela ficar homogênea;

  • 5º Passo: Abrir o saco pequeno e retirar todo o ar de dentro dele;

  • 6º Passo: Abrir o saco grande e adicionar todo o gelo e todo o sal em seu interior;

  • 7º Passo: Colocar o saco pequeno no interior do saco grande e amarrar o saco grande;

  • 8º Passo: Agitar o saco grande por pelo menos 5 minutos;

  • 9º Passo: Quando a mistura do saco pequeno estiver com a consistência de sorvete, tirar o saco pequeno e lavá-lo antes de abrir.

Discussões

Após a realização da atividade prática, é fundamental a realização de uma discussão e verificação por parte dos estudantes do resultado obtido por cada grupo. O professor deve mediar e propor algumas questões, como as sugeridas a seguir, e procurar esclarecê-las com a participação dos alunos de uma forma geral.

  • Qual é a importância de colocar o cloreto de sódio no gelo?

  • Não poderia ser colocado açúcar no gelo em vez de cloreto de sódio?

  • A quantidade de cloreto de sódio colocada no gelo tem influência no resultado final?

  • A quantidade de leite e açúcar influenciam a formação do sorvete?

  • O tipo de leite (integral, desnatado, semidesnatado) influencia o resultado final?

  • Como ocorre a formação do sorvete?

  • O sorvete é um coloide?

Avaliação

Além de verificar a participação e o comprometimento dos alunos durante a atividade prática, seria interessante que o professor também os avaliasse nos seguintes critérios:

  • Apresentação do sorvete produzido;

  • Preocupação com a higiene durante o procedimento;

  • Participação nas discussões propostas;

  • Realização e entrega de um relatório sobre a prática e a relação dela com os temas propostos.

Boa aula!


Por Me. Diogo Lopes Dias

Qual líquido irá congelar primeiro? A água pura ou a solução de sal e água?
Estratégias de Ensino Experimento de Crioscopia
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