Whatsapp

Reatividade dos metais

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Cobre

Reações químicas ocorrem o tempo todo ao nosso redor, aquelas que envolvem os metais e ácidos são denominadas de Reações de simples troca ou deslocamento. Esse tipo de reação acontece quando uma substância simples reage com uma composta, dando origem a duas novas substâncias: uma simples e outra composta.

Alguns metais conseguem deslocar o hidrogênio dos ácidos através da reação de simples troca. Realizando esse procedimento será possível comparar a reatividade de alguns metais.

Material

• Pedaços de metais (zinco, ferro, magnésio e cobre)
• Recipientes de vidro (Tubos de ensaio ou copos)
• Ácido muriático
• Água

Observação: os metais devem estar limpos e polidos. O ácido muriático corresponde ao ácido clorídrico (HCl) impuro.

Procedimento:

1. Em quatro tubos de ensaio, coloque água até a metade;

2. A cada tubo adicione uma quantidade de ácido muriático equivalente a ¼ do volume de água;

3. Distribua nos tubos um pedaço de cada um dos metais em proporções idênticas (mesmo tamanho e formato);

4. Observe o que acontece: em alguns tubos ocorrerá a liberação de gás hidrogênio com diferentes intensidades, esta reação será percebida pela efervescência.

Responda à pergunta: Em quais tubos ocorreu reação?

Exemplo: no tubo em que foi introduzido o pedaço de zinco ocorrerá a formação de cloreto de zinco e a liberação do gás hidrogênio através da seguinte equação:

Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2 (aq) + H2 (g)

Podemos dizer, então, que o zinco deslocou o hidrogênio, daí o nome: Reação de deslocamento. Repare também que, conforme a definição, a reação aconteceu quando uma substância simples (Zn) reagiu com uma composta (HCl), dando origem a duas novas substâncias: uma simples (H2) e outra composta (ZnCl2).

Agora, se você tivesse que escolher entre um recipiente de ferro ou um de cobre para guardar o ácido muriático, qual delas seria o mais adequado? O cobre não reage com o ácido, sendo então o mais indicado. Assim como o cobre, o magnésio também não reage com o ácido muriático, o que nos leva a uma resposta à pergunta: Em quais tubos ocorreu reação? A reação vai ser observada pela efervescência que aparecerá apenas nos tubos que conter ferro e zinco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola