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Reutilização de produtos descartáveis em sala de aula

Estratégias de Ensino

O professor de Geografia poderá trabalhar a educação ambiental de maneira prática mediante um projeto de reutilização em sala de aula de produtos descartáveis.
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Um dos elementos mais importantes da política dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) é o reaproveitamento dos materiais, pois, após reduzir o consumo e diminuir a produção de lixo, uma forma de agredir menos o meio natural é o reuso de materiais cujo destino seria o descarte imediato. Dessa forma, que tal promover a conscientização sobre a reutilização em sala de aula mediante um trabalho prático sobre a questão?

Assim, em uma aula prévia com foco em Educação Ambiental, é necessário explicar a importância da diminuição da produção de lixo, pois tal ocorrência gera impactos no meio ambiente. Além disso, a elevação do consumo acelera e intensifica a exploração dos recursos naturais, o que provoca desequilíbrios na disposição dos elementos da natureza.

Dessa forma, peça para que os estudantes, na aula seguinte, levem para a escola alguns materiais que possam ser reaproveitados, tais como latas, garrafas, caixas, plásticos, entre outros. É necessário também que os alunos tenham ao menos uma ideia básica do que fazer com esses materiais, podendo pesquisar na internet ou consultar os demais colegas. Será preciso que os estudantes levem cola, tesoura sem ponta, fitas adesivas, lápis e canetas para colorir, etc.

Durante a aula, os alunos deverão usar a criatividade e, com o auxílio do professor, dar novas formas e utilidades a materiais velhos ou já utilizados. O importante é que eles entendam que essa medida visa gerar menos lixo, uma vez que o “lixo” em questão se tornou um novo produto, ação que também é responsável pela diminuição do consumo.

Ao final da atividade, verifique o desempenho dos estudantes. Os materiais produzidos podem, inclusive, serem expostos durante o recreio ou em um dia específico para os demais alunos do colégio, a depender das condições oferecidas pela instituição de ensino em questão.

Trabalhar os conceitos de educação ambiental de maneira prática e que contemple as diferentes realidades dos estudantes é uma forma de estabelecer uma pedagogia de conscientização eficaz, que poderá garantir a disseminação de conceitos como a preservação, a sustentabilidade e muitos outros.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

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Educador Brasil Escola