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Sugestão de aula sobre anatomia do sistema respiratório

Estratégias de Ensino

Esta sugestão de aula sobre a anatomia do sistema respiratório propõe a utilização de um pulmão de porco para demonstração prática.
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Durante as aulas de anatomia e fisiologia humana, frequentemente nos deparamos com dificuldades para mostrar de maneira prática algumas estruturas para os alunos. Entretanto, é fundamental que nós, professores, criemos maneiras de tornar o aprendizado mais satisfatório por meio de novas metodologias. Nossa sugestão de aula de hoje traz uma maneira bastante simples de ensinar o sistema respiratório aos alunos por intermédio de partes de um porco.

O sistema respiratório é composto pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Com esta sugestão de aula, será possível analisar a traqueia, os brônquios e bronquíolos, bem como o aspecto esponjoso e elástico dos pulmões de um porco e correlacioná-lo ao pulmão humano.

Inicialmente é fundamental adquirir em um açougue de confiança o pulmão de um porco. É importante pedir ao açougueiro que não retire os brônquios e a traqueia do animal. Além desse material, deve-se separar luvas e bisturis para os alunos.

Antes da realização da prática, é importante explicar o conteúdo para que os alunos obtenham um conhecimento prévio sobre o tema. Ao chegar ao local de realização da aula, faça uma breve explicação sobre o sistema respiratório e inicie a análise das peças.

Ao analisar a traqueia, é importante frisar a importância da sua rigidez e dar ênfase aos anéis de cartilagem. Após analisar esse órgão, mostre aos alunos como a traqueia bifurca-se e dá origem aos brônquios e aos bronquíolos.

Ao analisar o pulmão do porco, relacione sua coloração com as substâncias a que ele é submetido
Ao analisar o pulmão do porco, relacione sua coloração com as substâncias a que ele é submetido

Ao verificar o pulmão, dê atenção à pleura e discuta com os alunos sobre como a coloração desse órgão pode variar de acordo com a poluição a que é submetido. Nesse ponto também é importante explicar que os alvéolos são os responsáveis pela textura esponjosa do pulmão e que são neles que ocorrem o processo de hematose.

Durante toda a aula é importante que o aluno toque o material para sentir as diferentes texturas. A falta de participação do aluno tornará a aula mais expositiva do que prática. Ao final, espera-se que os alunos sintam-se mais estimulados para conhecer o corpo humano.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

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