Topo
pesquisar

Tirando dúvidas sobre sexualidade em sala de aula

Estratégias de Ensino

Trabalhar educação sexual não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias atuais. Algumas técnicas podem ajudar a tirar as dúvidas sobre sexualidade em sala de aula.
PUBLICIDADE

Trabalhar sexualidade nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos professores não sabem como abordar o tema e, muitas vezes, os alunos também não conseguem expressar suas dúvidas. Além disso, outro fator importante a considerar é a vergonha por parte dos alunos, que sentem medo de sua pergunta transformar-se em motivo de piada com os colegas.

Diante desse quadro, metodologias que ajudem a esclarecer dúvidas podem ser essenciais para trabalhar a educação sexual. A seguir, ensinaremos a dinâmica da caixa de dúvidas, que pode ser aplicada em qualquer faixa etária com a qual esse tema será discutido.

→ Dinâmica da caixa de dúvidas

A caixa de dúvidas é uma técnica bastante simples. Para realizá-la, o professor deverá apenas ter em mãos uma caixa e vários pedaços de papel, que serão usados para escrever as perguntas.

Inicialmente, é interessante levar os alunos para outro local, como o pátio da escola, ou colocá-los em círculo na sala. Isso diminui a tensão, o que deixa a aula mais leve. Depois, basta o professor distribuir os papeizinhos para que cada aluno, de forma anônima, escreva uma de suas dúvidas. É interessante levar papéis iguais para todos para, assim, evitar que a pessoa que fez a pergunta seja identificada pelos colegas.

Após algum tempo, peça aos alunos que coloquem suas dúvidas na caixa, misture bem e comece a responder as perguntas. Nesse ponto, é interessante que o professor esteja atento à forma de responder essas perguntas, evitando termos vulgares e também não expondo sua vida pessoal. Lembre-se de que a intenção é levar informação de qualidade.

Essa aula pode ser bastante produtiva, principalmente quando temos alunos muito tímidos. Sendo assim, trate com carinho cada pergunta e não despreze as dúvidas, mesmo que a resposta pareça óbvia.

A educação sexual é fundamental, e cabe ao professor garantir que os nossos jovens obtenham informações verdadeiras e claras.

Por Ma Vanessa Sardinha

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola