Topo
pesquisar

Trabalhando o sentido da visão

Estratégias de Ensino

Trabalhando o sentido da visão de maneira divertida e lúdica, conseguimos fazer com que nossos alunos interajam mais e consigam compreender melhor esse conteúdo.
PUBLICIDADE

Trabalhar os órgãos dos sentidos sempre gera curiosidade por parte dos alunos. Entretanto, apesar de bastante dinâmicas, essas aulas não produzem tanto impacto se forem apenas expositivas. É necessário, sempre que possível, buscar estratégias que visem melhorar o aprendizado e aumentar a participação dos alunos. Surge, assim, a necessidade de aulas práticas e lúdicas.

Quando o assunto são os sentidos, existem várias aulas diferentes que podem ser feitas. Neste texto, daremos dicas simples para tornar divertidas as aulas de introdução ao sentido da visão.

→ Trabalhando a visão

  • Proposta 1

Uma forma de trabalhar a visão é mostrar algumas imagens com ilusões de óptica, que momentaneamente são capazes de enganar nosso cérebro, fazendo com que enxerguemos coisas de forma incorreta. Essas ilusões atraem a atenção dos alunos e nos permitem trazer um pouco de interdisciplinariedade para a aula.

Veja alguns exemplos de imagens com ilusão de óptica:

A imagem parece mover-se, apesar de estar completamente parada

 A imagem parece mover-se, apesar de estar completamente parada

Nessa imagem, os círculos parecem girar

Os pontos nessa imagem são brancos ou pretos?

  • Proposta 2

Outra forma de sensibilizar os alunos sobre esse tema é realizar atividades com a intenção de identificar objetos sem o auxílio da visão ou, ainda, levar material em braille. Essas duas atividades, apesar de bastante simples, permitem animar a aula e fazer com que os alunos fiquem mais atentos a ela, uma vez que lhes despertam a curiosidade a respeito de como nosso corpo interpreta e consegue formar imagens, além de fazê-los refletir sobre a necessidade dos outros sentidos.

Perceba que as duas propostas são bastante simples e têm por objetivo apenas estimular os alunos para a introdução desse importante assunto. Com atividades simples, porém planejadas e de acordo com o conteúdo, é possível proporcionar um melhor aprendizado.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

As aulas que estimulam a participação dos alunos tornam-se mais atrativas
Estratégias de Ensino Jogo da audição
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola