Topo
pesquisar

Uso de maquetes para o ensino dos biomas

Estratégias de Ensino

A elaboração de maquetes ilustrando os biomas pode ser uma alternativa para a fixação do conteúdo.
PUBLICIDADE

Podemos definir biomas como um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação típica e um determinado clima predominante. Por exemplo, o bioma caatinga, localizado principalmente no Nordeste brasileiro, caracteriza-se pela presença de vegetação adaptada ao clima seco da região que possui índices pluviométricos muito baixos.

Ao ensinar as características dos biomas do mundo ou até mesmo dos biomas brasileiros, deparamo-nos com uma variedade de informações que deve ser trabalhada de forma a estimular o aluno. A metodologia aqui apresentada tenta fazer com que os estudantes sintam-se animados para conhecer tais características.

A atividade é bastante simples e necessitará basicamente de:

- Massinha;

- Isopor;

- Cola;

- Tinta.

O objetivo é montar diferentes maquetes para ilustrar os diferentes biomas. Os materiais citados acima são básicos e utilizados em todas as maquetes, entretanto, os mais habilidosos podem trabalhar com biscuit, por exemplo. O material vai depender da criatividade dos alunos.

Você poderá sugerir que os alunos montem maquetes dos biomas do mundo ou apenas dos brasileiros. Entre os principais biomas brasileiros, podemos citar:

- Floresta Amazônica;

- Cerrado;

- Mata Atlântica;

- Pampas;

- Caatinga;

- Pantanal.

Peça que cada aluno faça uma pesquisa a respeito dos biomas e levem bastante fotografias para poderem se inspirar. Após a criação das maquetes, você poderá montar uma pequena exposição em que os alunos deverão explicar as características de cada bioma.

Boa aula!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola