Topo
pesquisar

Utilizando o Instagram em sala de aula

Estratégias de Ensino

Utilizar o Instagram em sala de aula pode fazer com que os alunos se sintam mais estimulados a buscar conhecimento a respeito de uma determinada matéria.
PUBLICIDADE

Com o avanço da tecnologia, é cada dia mais comum observarmos pessoas acessando as redes sociais nos mais diferentes ambientes. Nas escolas onde o uso de celulares é permitido, os professores sofrem para conseguir com que o aluno não utilize o aparelho em sala de aula. Apesar do celular, em grande parte dos casos, ser um grande vilão durante as aulas, ele pode ser um aliado se for utilizado de maneira correta.

A grande maioria dos jovens possui redes sociais e adora utilizá-las. Por que não utilizar essa nova febre entre os jovens a favor da educação? A sugestão de hoje é a criação de um Instagram Biológico.

O Instagram é uma rede social gratuita voltada principalmente para o compartilhamento de imagens. É de acesso fácil, utilização simples e pode ser baixado facilmente para qualquer smartphone.

A ideia é que o professor oriente a criação de uma conta de Instagram onde serão postadas apenas fotos biológicas. O aluno poderá editar as fotos utilizando todos os recursos que a rede oferece, tais como as molduras, os efeitos de desfoque e os famosos filtros. É importante que o aluno se sinta estimulado a fazer com que a conta fique com a “cara da turma”.

O professor deverá intervir principalmente no que diz respeito às legendas das fotos. É importante que cada legenda seja revisada e informações interessantes sobre o tema de Biologia sejam colocadas.

Infelizmente, nem todos os alunos possuem smartphones, sendo assim, essa atividade pode ser feita delegando-se tarefas. Enquanto alguns escolhem o tema a ser fotografado, outros podem preocupar-se com a montagem da legenda e com a edição da foto. O importante é que todos estejam animados a participar.

A atividade pode ser estendida por um período longo de tempo. Para isso, basta pedir aos alunos que todas as aulas práticas sejam fotografadas e sempre incentivar a busca por curiosidades que possam ser postadas na conta.

As novas tecnologias podem ser usadas a favor do professor, basta ter um pouco de criatividade.

Boa aula!

Veja também:

A internet a favor da educação

Materiais virtuais de apoio ao professor de biologia

*Crédito da Imagem: Bloomua e Shutterstock


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os aplicativos educacionais permitem, entre outras coisas, uma maior interação entre alunos e professores
Estratégias de Ensino Aplicativos para a sala de aula
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola