Topo
pesquisar

Vídeos ambientais

Estratégias de Ensino

A criação de vídeos ambientais pode conscientizar jovens a respeito do impacto da vida do homem sobre o planeta e outros seres vivos.
PUBLICIDADE

O tema “meio ambiente” nunca foi tão comentado como nos dias de hoje. Isso se deve ao constante desmatamento para o crescimento de cidades e pastagens, poluição em razão do aumento das indústrias e carros, entre outros fatores. A perda de habitat e a extinção de espécies tornam-se cada dia mais comuns diante de tantas mudanças no ambiente.

Não existe nenhum local do planeta que não seja afetado pelas ações do homem. Isso é uma verdade e cabe a nós tentar diminuir nosso impacto nesse planeta. Construir uma sociedade com uma nova visão de mundo é possível e devemos começar na escola, e agora!

A sugestão de aula é pedir para que os alunos montem um curta de cunho ambiental. Os alunos podem trabalhar a temática observando os problemas das cidades em que vivem. É importante que, além de mostrar o problema, o estudante crie soluções em seu filme.

Para a realização do curta, você precisará apenas de uma câmera filmadora ou até mesmo um celular. Para a edição do vídeo, basta usar um programa de computador de sua preferência. Na internet, é fácil encontrar um programa de acordo com sua experiência.

Deixe os alunos à vontade para escolherem o tema e a solução do vídeo. Para estimulá-los, você pode mostrar vídeos feitos por alunos da mesma faixa etária e alguns vídeos premiados em festivais de cinema.

Caso eles se sintam confusos a respeito de qual temática trabalhar, você pode sugerir algumas, tais como:

- Lixo nos bairros;

- Poluição de rios, lagos e praias;

- Destruição de matas ciliares;

- Abandono de animais nas ruas;

- Poluição atmosférica causada por carros e indústrias;

- Destruição de habitat;

- Enchentes e suas causas;

- Relatos de moradores antigos da comunidade sobre a modificação da área onde vivem.

Cada tema será baseado na realidade em que cada um vive.

É importante deixá-los à vontade para escolher como será feito o filme, que pode ser interpretado por eles ou mesmo ser um documentário que mostre fatos reais.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola