Série Poeira das estrelas nas aulas de Gravitação Universal

Os episódios da série Poeira das estrelas possuem grande potencial para incrementar as aulas de Física referentes à Gravitação Universal.

Os recursos audiovisuais podem ser utilizados em sala de aula como ferramentas de auxílio ao professor, abrindo espaço para a interdisciplinaridade e quebrando a rotina de aulas expositivas.

Quando o assunto é gravitação universal, a série Poeira das estrelas, apresentada no programa Fantástico, em 2006, pelo físico Marcelo Gleiser, é uma ótima sugestão para incrementar as aulas de Física. Nos episódios da série, o apresentador vai aos locais onde os grandes nomes da ciência viveram e fizeram história, mostrando detalhes sobre suas vidas e trazendo informações riquíssimas a respeito das teorias de criação do universo, modelos cosmológicos, leis físicas etc.

Os vídeos mostrados a seguir referem-se ao embate histórico entre as teorias cosmológicas do Geocentrismo e Heliocentrismo e às contribuições de Johannes Kepler.

Ao apresentar os vídeos, o professor pode pedir aos alunos que façam relatórios comentados para explicar as teorias expostas. Esse material pode também ser simplesmente apresentado como complemento às falas do professor.

Como as teorias de gravitação universal foram construídas em um contexto em que havia embate entre a Igreja Católica e os Protestantes, existe a oportunidade de a apresentação dos vídeos gerar uma aula interdisciplinar com os conteúdos de História referentes ao período das guerras civis religiosas provocadas pela Reforma protestante e a Contrarreforma católica.

Vídeo 1: O Nascimento da Ciência

Vídeo 2: Uma nova Astronomia


Por Joab Silas
Graduado em Física


Fonte: Brasil Escola - http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/serie-poeira-das-estrelas-nas-aulas-gravitacao-universal.htm