O filme Osmose Jones no ensino do sistema imunológico

O filme Osmose Jones pode ser usado para ensinar o sistema imunológico, pois apresenta a luta de um glóbulo branco para defender o organismo de um vírus.

Os filmes podem ser uma boa arma quando o assunto é envolver os alunos no conteúdo que está sendo ministrado. Entretanto, para utilizar um filme em sala de aula, deve-se conhecê-lo bem e ter uma boa justificativa pedagógica, caso contrário, isso torna-se sem função alguma. A dica de hoje é a utilização do filme Osmose Jones – Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano para falar a respeito do sistema imunológico e dos hábitos de higiene.

→ Breve sinopse de Osmose Jones

Osmose Jones – Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano (Título original: Osmosis Jones) é um longa de 2001, dirigido por Bobby Farrely e Peter Farrelly, que mostra a vida de Frank, um homem que apresenta hábitos de vida pouco saudáveis. O personagem alimenta-se mal, não pratica exercícios e possui hábitos de higiene bastante duvidosos. Por causa desses hábitos, ele entra em contato com bactérias e um vírus (Thrax) após ingerir um ovo que havia caído no chão. Thrax entra em seu corpo determinado a destruí-lo. No entanto, esse vírus encontra um sistema complexo de defesa, no qual são encontrados os glóbulos brancos. Uma dessas células é Osmose Jones, que tentará destruir o vírus com a ajuda de Drix, uma pílula tomada por Frank que foi designada a trabalhar com Osmose. Enquanto Drix e Osmose tentam destruir o vírus, Frank passa a sentir os sintomas da infecção.

→ Objetivo da aula

O filme mostra claramente a necessidade de manter hábitos adequados de higiene e noções básicas a respeito do funcionamento do sistema imunológico, sendo assim, torna-se um importante mecanismo para o ensino desses conteúdos. O professor pode apresentar o filme em sala e desenvolver atividades como:

O mais importante é fazer com que o aluno consiga associar o filme com os conteúdos estudados em sala e seja capaz de ter um pensamento crítico sobre ele, apontando, por exemplo, pontos interessantes e elementos que mereciam melhoria em relação ao conteúdo.

Bom filme e boa aula!



Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos


Fonte: Brasil Escola - http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-filme-osmose-jones-no-ensino-sistema-imunologico.htm