Dia do Brinquedo

O brinquedo acompanha a criança durante seu desenvolvimento, em suas descobertas e nos tantos aprendizados que ela adquire sobre si mesma e sobre o mundo. Assim acaba ligando-se afetivamente ao objeto. Por isso, muitas escolas de educação infantil tiveram a iniciativa de adotá-los da seguinte maneira: liberando um dia para que a criança leve seus brinquedos preferidos.

De acordo com educadores quando o objeto predileto é levado para a escola, é como se parte da casa se estendesse até aquele ambiente. Então estabelecem o Dia do Brinquedo, como costumam chamar, que é o dia designado para as crianças levarem o brinquedo que quiserem para a escola. Os educadores acreditam que além da diversão, esse é um bom momento para os alunos vivenciarem o compartilhar.

Algumas escolas empregam regras para os pais ao adotarem essa experiência, tais como: deixar a criança escolher o brinquedo que irá levar, porém orientando-a quanto a isso; levar somente um brinquedo; identificar o brinquedo escolhido com o nome da criança.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola


Fonte: Brasil Escola - http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/dia-brinquedo.htm