Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudantes terão que produzir poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião com o tema "O lugar onde vivo".
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Professores da rede pública do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio podem se inscrever até 30 de abril na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Antes da inscrição, é preciso que as secretarias estaduais e municipais de Educação façam a adesão, para que os professores possam participar. As inscrições são gratuitas.

Acesse a página de inscrições

A edição deste ano vai premiar os 152 estudantes finalistas e seus professores com tablets, medalhas e obras literárias; e 20 escolas com laboratório de informática, data show e telão. Os estudantes das escolas participantes terão que elaborar textos com o tema “O lugar onde vivo”, de acordo com os gêneros abaixo:

poema: 5º e 6º anos do fundamental
memórias literárias: 7º e 8º anos do fundamental
crônica: 9º ano do fundamental e 1º do médio
artigo de opinião: 2º e 3º anos do médio

Todas as escolas participantes receberão um material contendo Caderno do Professor, CD-ROM e coletânea de textos nos gêneros textuais, que será utilizado pelos professores nas oficinas. Até 15 de agosto, a Comissão Julgadora da escola deverá enviar os textos selecionados para o site do projeto Escrevendo o Futuro.

Os textos enviados serão analisados pela Comissão Julgadora Municipal, que deverá escolher de 1 a 15 textos por categoria e enviá-los para a Comissão Estadual. Esta poderá selecionar até 125 textos por categoria, para participarem da seleção regional. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes que chegarem até a etapa regional e seus respectivos professores deverão participar de quatro encontros – um para cada categoria, para ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural. Nesses encontros serão elaborados outros textos para avaliação da Comissão Regional, que poderá selecionar até 38 estudantes por categoria.

Os professores e os respectivos alunos selecionados pela Comissão Regional, além do diretor da escola e um representante legal do estudante, serão convidados a participar de um encontro nacional em Brasília. Ao final desse encontro a Comissão Nacional anunciará os 20 vencedores nacionais, isto é, os cinco primeiros colocados de cada categoria. 

A Olimpíada de Português é realizada a cada dois anos sob a coordenação do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Para mais informações, acesse o Regulamento da Olimpíada e o site www.escrevendoofuturo.org.br.

Por Adriano Lesme
Coordenador Editorial do Brasil Escola