Inscrições para a 10ª Olimpíada de Matemática encerram dia 21 de março

Escolas públicas de ensino fundamental e médio precisam formalizar inscrição para possibilitar participação dos seus alunos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Esta é a última semana de inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Até o dia 21 de março, todas as escolas públicas do país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão inscrever.

Faça aqui a inscrição de sua escola

Todos os alunos devidamente matriculados nas escolas inscritas poderão participar da olimpíada. Eles serão divididos em três níveis, de acordo com a escolaridade: nível I) 6º e 7º ano do ensino fundamental; nível II) 8º e 9º ano do ensino fundamental; nível III) ensino médio. A divisão também vale para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A primeira fase da olimpíada ocorrerá no dia 27 de maio, nas próprias escolas, e consistente em uma prova objetiva com 20 questões objetivas de múltipla escolha. As escolas farão a correção das provas e selecionarão para a segunda fase até 5% dos alunos com melhor pontuação.

No dia 13 de setembro, os classificados para a segunda fase terão que responder seis questões discursivas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. Nessa etapa as provas serão corrigidas por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada. O anúncio dos vencedores será em 1º de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Premiação

Os estudantes com melhor desempenho na segunda fase serão contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze, no total de 6.500 medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze). Esses alunos também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Além disso, serão concedidos 46.500 certificados de Menção Honrosa.

A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. A OBMEP vai premiar os docentes com 1029 diplomas e assinatura anual da Revista do Professor de Matemática e dará também um tablet para 159 deles, de acordo com o regulamento da Olimpíada. As escolas e as Secretarias Municipais de Educação serão premiadas com kit esportivo, material didático e troféu.

Por Adriano Lesme
Coordenador Editorial do Brasil Escola