Professor utiliza teatro para ensinar ciência aos seus alunos

Projeto NUTEC do Colégio Qi já planeja apresentações em teatro profissional no Rio de Janeiro.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um professor de física no Rio de Janeiro está utilizando o teatro como ferramenta para trabalhar em sala de aula temas interdisciplinares. Márcio Medina criou o Núcleo de Teatro Científico (NUTEC) do Colégio Qi, que desde 2007 apresenta espetáculos com temas ligados à filosofia, história e natureza da ciência. Uma das peças, por exemplo, adapta para o teatro a obra “A Vida de Galileu”.

O elenco das peças é formado pelos próprios alunos do ensino médio, que acabam aprendendo sobre o tema ao se apresentarem. Eventualmente, alunos do ensino fundamental e professores também participam das peças. O projeto de tão certo acabou virando a dissertação de mestrado de Márcio Medina: “O teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência”.

De acordo com o professor, o esforço do NUTEC está em aproximar as áreas de Exatas e Humanas e tentar desmitificar que arte e ciência são áreas distantes. “O próprio Leonardo da Vinci era escultor, pintor, engenheiro e cientista”, comenta Márcio Medina.

Apesar dos poucos anos e existência, o NUTEC já conquistou prêmios importantes, como os de Melhor Figurino e Melhor Cenário, em dois anos consecutivos do Festival Intercolegial de Teatro do Colégio Notre Dame (RJ), e o de Melhor Espetáculo Adulto, na edição 2012 do evento. Para este ano o projeto planeja uma apresentação em um teatro profissional no Rio de Janeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Peças

O sucesso de Galileu, em 2007, estimulou a montagem, no ano seguinte, de Oxigênio, que fala sobre a descoberta do elemento. Em 2009, em comemoração ao Ano Mundial da Astronomia, Galileu foi remontada, e o grupo realizou dez apresentações para alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Em 2010 e 2011, a peça escolhida foi Frankenstein, de Mary P. Shelley. Em 2012, além de montarem O Inimigo Invisível, que fala sobre a luta de um médico contra a febre puerperal, pela primeira vez o NUTEC montou uma peça infanto-juvenil, Aniversol, que fala sobre o aniversário do Sol.

Mais informações sobre o NUTEC podem ser obtidas pelo telefone (21) 3461-4616.

Por Adriano Lesme
Equipe de Conteúdo do Brasil Escola