Professores podem utilizar rede social de aprendizagem para avaliar seus alunos

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O site Almanaque da Rede, que funciona como uma rede social de aprendizagem, agora pode ser acessado de forma gratuita por professores e estudantes de todo o Brasil. Criado em 2009 pela especialista em desenvolvimento de jogos educativos virtuais Sonia Rodrigues, a página eletrônica era até o mês passado restrita à alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

O Almanaque da Rede possui jogos educativos e vídeo aulas de português, física e matemática, com previsão de inserção de outras disciplinas. A idealizadora explica que a plataforma surgiu como alternativa metodológica para lacunas de aprendizagem e de letramento digital e científico que atingem milhões de estudantes brasileiros. “Nossa metodologia é preventiva do fracasso. O aluno sabe o que ele precisa demonstrar, escolhe o caminho e sabe onde precisa chegar para ser bem avaliado”, explica Sonia Rodrigues, que também é escritora.

Os educadores podem utilizar o Almanaque da Rede para avaliar seus alunos, mas antes precisam fazer um curso online de capacitação em gestão de aprendizagem digital, com carga horária de 12h. Ao final do curso, o docente recebe um código que fornece aos seus alunos para que esses possam adicioná-lo como o avaliador. A cada atividade concluída, o estudante preenche uma ficha de autoavaliação. Paralelamente, o professor poderá avaliar o aluno através de outra ficha, com os mesmos parâmetros da autoavaliação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Jogos

Entre os jogos disponíveis no Almanaque da Rede está o Narrativas.  O objetivo é criar uma história, construindo cada uma das partes que a compõem, desde a trama até os cenários e personagens. A intenção é que o aluno exercite a capacidade criativa, sem deixar de lado coerência e coesão textual. Outra opção é o Jogo dos Desafios, que leva o usuário a pensar em diferentes tipos de textos, como dissertação, narração, mensagem e descrição.

Já no Jogo dos Diálogos, o desafio para o estudante é montar uma história em quadrinhos em que ele, como autor, tem a missão de decidir os rumos da história. Aqui, o objetivo é possibilitar que o jogador aprenda a analisar problemas e desenvolver pontos de vista com os personagens. Há, ainda, o Jogo Sei Mais, com perguntas de biologia, português, matemática e física.

Por Adriano Lesme
Equipe de Conteúdo do Brasil Escola