XVII Olimpíada de Astronomia recebe inscrições até o dia 31 de março

Competição envolve alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para a XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA) da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar todos os estudantes de ensino fundamental e médio do Brasil.

As escolas interessadas em participar devem se inscrever gratuitamente pelo site www.oba.org.br. Os colégios participantes irão receber o material de divulgação, cartazes, cartas circulares, fichas, regulamentos, propostas de atividades práticas, provas e gabaritos. 

As provas serão realizadas no dia 16 de maio, uma sexta-feira, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Os alunos serão divididos em quatro níveis: I) 1º ao 3º ano do ensino fundamental; II) 4º e 5º ano do ensino fundamental; III) 6º ao 9º ano do ensino fundamental; IV) ensino médio. As provas dos três primeiros níveis terão duração de duas horas, enquanto a do quarto nível será de quatro horas.

Premiação

Todos os estudantes que participarem da Olimpíada receberão um certificado e os vencedores serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. Entre os quatro níveis, serão distribuídas 33.000 medalhas. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e o Diretor da Escola receberão um certificado de participação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cerca de 60 alunos do ensino médio serão selecionados para participarem da Jornada Espacial, onde terão a oportunidade de conhecer as atividades espaciais nacionais por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), ou do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN). Os professores representantes dos 60 anos também serão convidados.

Olimpíadas Internacionais

Para a seleção para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) serão convocados 1.000 estudantes do ensino médio, nascidos depois de 31/12/95. Eles farão uma prova eliminatória em outubro, quando serão selecionados 100 candidatos, os quais farão algumas provas à distância até fevereiro e em março farão uma prova presencial, todos juntos no mesmo local. Os 10 melhores vão para as olimpíadas.

Mais informações no Regulamento da XVII OBA, no telefone (21) 2334-0082 ou e-mail oba.secretaria@gmail.com.

Adriano Lesme
Coordenador Editorial