Topo
pesquisar

Acompanhando os Estudos dos Filhos

Orientação Escolar

PUBLICIDADE


Pais participativos, filhos aplicados e tranquilos

Mesmo com uma vida mais conturbada, cheia de compromissos, é fundamental para o sucesso dos filhos que seus pais os acompanhem na escola. Não basta levar e buscar a criança ou o adolescente, mas dispensar algum tempo para conversar com alguns professores, cumprimentar as pessoas que convivem com os pequenos, buscar informações.

Crianças e adolescentes com pais que participam de sua vida escolar tendem a obter melhores resultados do que aqueles em que os pais nunca participam.

Na escola, é importante que os pais participem das reuniões, freqüentem as festas, leiam a agenda escolar dos mesmos, acompanhando todos os recados, busquem soluções para eventuais problemas.

Em casa, os pais devem conversar com os filhos sobre as aulas, se estão com alguma dificuldade ou problema, trocando informações importantes com estes, demonstrando interesse por seus estudos e das expectativas que possuem.

Devem ouvir com interesse o que a criança ou jovem tem a dizer a respeito de sua vida escolar, principalmente quando relatam os fatos ocorridos.

Olhar as tarefas e orientar quando necessário, ajudar em trabalhos e pesquisas, se dispor diante das responsabilidades dos mesmos, é demonstrar atenção e ensinar a levar a vida escolar de forma séria.

Outro aspecto a ser levado em consideração é quanto à saúde dos filhos. Os cartões de vacinação devem estar sempre em dia, pois qualquer problema prejudica o aprendizado. Alguns problemas de saúde não são visíveis aos olhos, como as verminoses, por exemplo, que podem deixar os estudantes sem estímulos, com preguiça, sono e cansaço excessivo.

Tais atitudes fazem com que os jovens estudantes sintam-se estimulados, pois percebem que os pais valorizam seu esforço.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Vida Social de Criança
Programas que a família pode fazer com a criança

Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola