Topo
pesquisar

Hora de Dormir

Orientação Escolar

PUBLICIDADE

Crianças pequenas precisam de uma rotina de sono que deve ser criada pelos pais, o que as tornará mais tranqüilas. Mas nem sempre isso é possível, pois à medida que crescem, vão se tornando mais independentes, lutando por aquilo que mais lhes agrada.

É importante que o pequeno passe por esse hábito desde bebezinho para que o sono torne-se parte de sua vida, bem como que ela fique acostumada a dormir em determinados momentos, a fim de que todos os dias sinta sono no mesmo horário.

Ao chegar a hora do sono, observe se o bebê está limpo, com as fraldas secas. Se for o caso, dê um banho rápido para relaxá-lo e em seguida deite-o dizendo que é hora de dormir e saia do quarto. Se a criança resmungar ou se levantar, volte e explique que está na hora de dormir, tentando acalmá-la em voz baixa e com carinho. Jamais tire-a do berço, pois isso fará com que perceba o domínio da situação, repetindo o choro todas as vezes.

Algumas pessoas acostumam o filho a dormir embalado nos braços. Essa é uma prática gostosa, mas que se torna cansativa para os pais na medida em que o filho cresce.

Por volta dos dez meses a criança começa ficar mais elétrica, é comum que lutem contra o sono para querer brincar.


A criança transfere para o bichinho a sensação da presença da mãe

Mantenha determinadas atitudes que ajudem seu filho a se relaxar, preparando o ambiente, quebrando o excesso de luz ou colocando uma música bem calma, de preferência clássica infantil, que pode ser encontrada facilmente.

Evite fazer a criança dormir com aparelhos de televisão ligados, pois esta se interessará e se distrairá pelas imagens que aparecem, perdendo o sono.

Os rádios também devem ser evitados, pois as falas dos radialistas é agitada, as músicas aparecem em estilos mais variados, podendo despertar a criança.

Não ensine seu filho a dormir em sua cama para depois colocá-lo no berço. Isso pode acarretar acidentes, caso um dos pais se vire por cima da criança, machucando-a ou sufocando-a. Além disso, tira a privacidade do casal, criando situações de desentendimento entre ambos.

Bichinhos de pelúcia, fraldas de pano, dentre outros são companheiros inseparáveis e podem ajudar na hora do sono, no momento em que os pais se ausentam, uma vez que a criança se acostuma a dormir com os mesmos.

Seguindo esses passos, com certeza seu filho não terá dificuldades na hora de dormir. É só persistir mantendo muito amor e carinho.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Subindo em Tudo
Formas de se precaver dos acidentes com crianças pequenas

Orientações para Pais - Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola