Topo
pesquisar

Observando a Postura

Orientação Escolar

PUBLICIDADE

Alguns sintomas que se tornaram comuns são as dores de cabeça e nos ombros. No final do dia aparecem também dores nas pernas, nas costas, cãibras. Especialistas chamam a atenção para esses indícios como sendo conseqüências de uma forma errada de movimentar-se ou de ficar parado, em pé ou sentado. Afirmam que o estresse está relacionado ao cansaço mental e corporal, comuns quando se ultrapassa os limites do corpo. Por isso se os alunos reclamam de um ou mais dos sintomas acima citados, é importante alertá-los a observarem o seu corpo e a sua postura durante as aulas, uma vez que má postura pode resultar em queda de rendimento e cansaço.

Para evitar tais incômodos, especialistas dizem que é indispensável conhecer o funcionamento e as necessidades do corpo. O bem estar está ligado a diferentes fatores, como a prática de exercícios físicos, alimentação adequada, noites bem dormidas e tempo para o descanso. A mudança de hábitos em relação ao corpo também auxilia a evitar mal-estar.

Algumas formas de estar contribuindo com os estudantes nesse sentido é lembrá-los de usar roupas leves e confortáveis para que os movimentos e a circulação sanguínea não sejam dificultados, além de observar se a sala de aula possui mobiliário adequado. Caso perceba que há alguma falha apresente à direção da escola e proponha uma palestra sobre o tema.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola