Topo
pesquisar

Vida Social de Criança

Orientação Escolar

PUBLICIDADE

Quando os filhos nascem, a família passa por determinadas privações, muitas vezes é preciso deixar de desfrutar alguns momentos de lazer. Não dá para levar o bebezinho em tudo quanto é lugar, até mesmo para garantir seu bom estado de saúde.

No primeiro mês de vida o ideal é que a criança fique em casa ou que saia apenas para as visitas ao médico ou para a casa dos avós. Porém, os lugares devem ser bem arejados, evitando o acúmulo de vírus e bactérias, que podem contaminar a criança.

A partir do segundo mês de vida, por ter recebido as primeiras vacinas, seus passeios podem se estender para praças, parques ou mesmo clubes, sem muita aglomeração de pessoas, sem que fiquem expostas ao sol por mais de quinze minutos. É bom lembrar que estes passeios devem acontecer entre sete e nove horas da manhã, a fim de que não corra o risco de ter a pele queimada pelo sol. Usar um filtro solar prescrito pelo médico também é necessário, para garantir a integridade da pele do bebê.


A criança deve passear em lugares nos quais ela irá se divertir

Com a chegada do terceiro mês os passeios são mais comuns, mas desde que sejam em lugares arejados. Os shoppings não são lugares adequados, pois não têm circulação de ar, o ar condicionado pode servir como transmissor de doenças.

É interessante que os pais adéquem suas atividades de acordo com as possibilidades de seus filhos. Sair para festas, bares e restaurantes pode incomodar os pequenos, que sofrem com os barulhos excessivos, além de exporem os mesmos a riscos sociais, como brigas e fumaças de cigarros, por exemplo.

Procurem programar as diversões da família em horários que a criança possa participar, além de manter contato com pessoas que tenham filhos na mesma idade, para criar laços afetivos entre eles, garantindo a companhia de amigos no futuro.

A partir dos dois anos de idade, quando a criança já tem maior capacidade de entendimento do mundo que a cerca, os passeios podem variar com idas ao cinema, teatros e shows, próprios para a faixa etária. Além desses, dormir na casa dos avós ou dos padrinhos também será uma divertida opção para eles, além de proporcionar descanso para os pais.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Criança que Bate
Amor e carinho afastam atitudes agressivas

Orientações para Pais - Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola