Topo
pesquisar

Xixi na Cama

Orientação Escolar

PUBLICIDADE


Medo, insegurança e tensão podem ser a causa do xixi na cama

Por volta dos dois anos de idade a criança aprende a controlar a urina, mas durante o sono esse controle pode tornar-se mais difícil.

Porém, cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento, devendo ser respeitada dentro de suas limitações.

Evitar que a criança tome grandes quantidades de líquidos após as dezenove horas e levá-la ao banheiro antes de dormir pode ajudá-la a não fazer xixi na cama.

Normalmente, as crianças sonham que estão indo ao banheiro, como numa cena real, e por isso fazem xixi na cama. Quando acordam, já estão totalmente molhadas.

Mas além desses, existem outros fatores, como os emocionais, que podem se tornar hábitos na vida noturna da criança difíceis de serem superados.

Os pais devem observar se a criança não está passando por algum problema na escola, se não está se sentindo pressionada, com medo, insegura ou tensa, pois estas são causas de manifestação de insegurança que podem ser manifestas com o xixi na cama.

Na escola, as causas podem advir de mudanças repentinas de professores, mudança de turma ou série escolar, conflitos entre professor/aluno ou aluno/aluno, notas baixas, dentre outros, que podem ser amenizados quando os pais demonstram interesse, indo à escola para esclarecer e resolver a situação.

Já em casa, os problemas podem aparecer devido a controvérsias entre o casal, levando à discussões e brigas perto da criança ou da própria reação dos pais diante do xixi na cama – alguns pais agridem o filho com palavras e fisicamente – o que acentua ainda mais o problema.

Além disso, nos casos em que a criança ficar com babás ou empregadas, tentar descobrir através de diálogos as coisas que elas fazem juntas, como as funcionárias a tratam, se gritam, põem de castigo ou batem. Conversar com os vizinhos é uma boa forma de conseguir algumas dessas informações.

Se o problema persistir, o melhor é conversar com o pediatra da criança, para fazer uma avaliação de possíveis problemas de bexiga ou outra causa física.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Diferenças entre Irmãos
Valorizando o que cada um tem de melhor

Orientações para Pais - Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola