Topo
pesquisar

A importância de cuidar das pregas vocais

Orientações

A importância de cuidar das pregas vocais está no fato de que esse é o principal instrumento que um professor possui para transmitir seu conhecimento aos alunos.
PUBLICIDADE

A voz é, sem dúvidas, o principal instrumento que um professor possui para repassar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo. Apesar de todos os recursos didáticos atualmente disponíveis, nada se compara à explicação oral do conteúdo diante de uma dúvida ou da necessidade de mudar a maneira como aquele conteúdo será passado. Diante disso, fica clara a importância de cuidar bem das nossas pregas vocais, também chamadas de cordas vocais.

Os danos causados à voz em razão da profissão

É comum que professores apresentem uma rotina exaustiva de aulas por dia, chegando a utilizar a voz por várias horas de maneira ininterrupta. O uso excessivo da voz sem o devido cuidado pode causar sua perda e ocasionar sérias lesões que podem afastar o profissional de seu trabalho. Além das várias horas de fala, o professor acaba se submetendo a algumas atitudes nocivas, como um grito, para chamar atenção, ou querer aumentar o tom de voz para que todos sejam capazes de ouvir em um ambiente com muito ruído.

Dentre os problemas mais comuns destaca-se o nódulo nas pregas vocais, uma lesão benigna que aparece em virtude do uso excessivo da voz ou pelo seu uso inadequado. Os nódulos geralmente deixam o profissional com a voz rouca e podem levar à perda temporária da capacidade de emitir sons. Para tratamento geralmente se indica repouso vocal e acompanhamento com fonoaudiólogo, que ensinará uma forma mais adequada de utilizar a voz, corrigindo erros que podem causar lesões. Algumas vezes pode ser necessária a realização de cirurgias.

O que posso fazer para garantir a saúde da minha voz?

Antes e durante uma aula o professor deve estar atento a importantes dicas:

  • Faça aquecimentos: vibre a língua e os lábios e imite uma mastigação, por exemplo.

  • Beba muita água, pois ela ajudará na hidratação das pregas vocais, evitando o ressecamento, principalmente em dias quentes. Quando as pregas não estão bem hidratadas, observa-se o surgimento do pigarro.

  • Faça repouso vocal sempre que possível.

  • Nunca tente competir com os barulhos de uma sala de aula. Se os alunos estão inquietos, não se deve alterar o tom de voz para se fazer ser ouvido. Uma boa alternativa é fazer uso de microfone em sala de aula.

  • Evite cigarro e bebidas alcoólicas, uma vez que essas substâncias podem irritar as pregas vocais.

  • Alimente-se bem, pois o refluxo gastroesofágico pode causar lesões nas pregas vocais.

  • Evite ar-condicionado, pois ele pode ressecar as pregas vocais, causando rouquidão. Entretanto, os efeitos podem ser minimizados ingerindo uma grande quantidade de água.

ATENÇÃO: A rouquidão nem sempre indica um dano às pregas vocais, algumas vezes ela pode ser reflexo de alguma doença, como a gripe ou uso de substâncias como o cigarro. Entretanto, casos constantes de rouquidão merecem atenção e um médico otorrinolaringologista deve ser procurado.

Leia também: Prevenção vocal e aprenda mais dicas sobre como cuidar de sua voz!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Bons hábitos de higiene bucal previnem uma gama de doenças bucais e sistêmicas
Orientações A saúde bucal
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola