Topo
pesquisar

A utilização de computadores no ensino

Orientações

PUBLICIDADE


Aula de informática para crianças.

Utilizar ou não computadores para ensinar? Há alguns anos essa idéia repercutia gerando polêmica, a mesma de quando se introduziu as canetas esferográficas. De certa forma, a computação pode ser útil, como também pode prejudicar o ensino. Se for ministrada de forma correta auxilia em muito o professor, agora se for mal utilizada atrapalha o desempenho do aluno.

Essa mudança é devido ao avanço científico e tecnológico, que trouxe uma maior velocidade aos processos de comunicação, derrubando as barreiras geográficas.

Veja a seguir cinco formas de se fazer um bom uso de computadores na escola:

1. Busca de dados: neste quesito o aluno tem oportunidade de acessar um grande número de informações que serão utilizadas para os trabalhos escolares, seria muito útil se tivesse em mãos um CD-Rom para armazenar todos os dados encontrados para a pesquisa.

2. Realização de tarefas específicas: aqui o aluno pode realizar uma simulação, como por exemplo, observar o movimento do sol em qualquer lugar do mundo. Existem programas de simulação que permitem estudar a sombra de um objeto ao sol do meio-dia em qualquer dia (passado ou futuro), em qualquer lugar do planeta.

3. Estudo de propriedades: o computador pode ser programado de várias formas para realizar funções específicas, e uma delas é com relação à geometria: pode-se estudar as propriedades geométricas de figuras através da tela do computador, e o melhor, é possível girar essas figuras e visualizá-las de diferentes ângulos.

4. Realização de tarefas genéricas: utilizar programas para executar tarefas como: realizar cálculos através de planilhas eletrônicas. Esse serviço pode ser usado pelo professor para calcular a média e o número de faltas dos alunos.

5. Transmissão de dados: o computador é uma ferramenta indispensável para transmitir dados, como por exemplo, dados bibliográficos de uma pesquisa, resultados experimentais realizados em diferentes lugares (outras escolas, outro grupo de alunos).

IMPORTANTE: É de extrema importância que o professor esteja atento a todos os passos do aluno, principalmente no que se refere à internet. Existem na mídia muitas páginas inadequadas para o bom andamento da aula.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola