Topo
pesquisar

É hora do algodão doce!

Orientações

PUBLICIDADE


Algodão doce! A alegria da criançada.

A criançada é louca por ele, em festas é um convidado especial: é doce, colorido, macio, saboroso, parece uma nuvenzinha! Estamos falando do algodão doce! Na verdade essa guloseima atrai também a atenção de adultos, mas nem todo mundo sabe como é possível produzir, através do açúcar, uma substância de textura tão suave.

Veja agora com é feito o algodão doce e como essa curiosidade pode ser incorporada em sala de aula e tornar a hora do lanche produtiva, divertida e deliciosa!

Procedimentos

Se possível, providencie um confeiteiro para confeccionar a sobremesa na frente das crianças. Mas se não, leve o algodão doce já pronto para a sala de aula.

1. O primeiro passo é explicar como é o processo de obtenção, pergunte as crianças se sabem qual é a matéria-prima utilizada na produção do algodão doce, em seguida comente como um pouquinho de açúcar pode render tanto (basta apenas 1 copo para se obter dezenas de algodões);

2. A explicação do processo pode ser simplificada de acordo com a idade das crianças. Tudo começa no interior da máquina que fabrica o algodão doce, ela possui um recipiente onde se coloca o açúcar e o mesmo passa por um processo de fusão (derreter o açúcar);

3. O açúcar depois de fundido passa por finos orifícios, a máquina continua em funcionamento e através do movimento giratório rápido que exerce, o açúcar derretido passa para o estado sólido e adquire a forma de finos fios que aparentam algodão, daí o nome algodão doce. Vale lembrar que o açúcar passa por um processo de resfriamento (em razão da movimentação rápida) para adquirir a forma final.

Mas como crianças são curiosas, podem perguntar: de onde vem o algodão colorido? É simples, é só acrescentar corante alimentício da cor desejada no recipiente com o açúcar antes de derreter, e fazer a festa!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola