Topo
pesquisar

Ensinando os alunos a medir

Orientações

PUBLICIDADE

Ao iniciar o estudo de ciências da terra, como a física, por exemplo, é necessário fazer com que os alunos entendam e dominem as medidas que são empregadas no estudo da mesma, tal como a unidade de tempo, comprimento, velocidade, aceleração e muitas outras medidas. O professor pode realizar alguns experimentos e facilitar a compreensão dos alunos acerca de medida de comprimento e de tempo, por exemplo.

Para ensinar a medir o comprimento dos objetos, o professor pode utilizar materiais bem simples como a régua, a fita métrica e a trena. Com esses materiais o professor pode pedir para que os alunos realizem pequenas tarefas, como medir a distância entre a escola e a casa deles. Com essa atividade o mestre pode discutir os meios que eles utilizaram para medir esse comprimento e ainda introduzir uma outra atividade: aprender a medir o tempo. O aluno pode, a partir da medida da distância entre sua casa e o colégio, fazer estimativas do tempo que ele gasta para percorrer essa distância.
Ao explicar como fazer medidas de tempo o professor pode utilizar, por exemplo, um cronômetro. Com tarefas desse tipo o mestre possibilita ao aluno o entendimento das medidas de tempo e posição.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola