Topo
pesquisar

Por que aprender física?

Orientações

PUBLICIDADE

A física é uma das ciências mais antigas. Ela abrange uma vasta área de estudo, desde a estrutura elementar da matéria até a evolução de todo o Universo. Os princípios físicos explicam uma grande quantidade de fenômenos do cotidiano, permitem compreender o funcionamento de máquinas e aparelhos que estão sempre presentes no dia-a-dia.

O ensino de física possibilita aos alunos, principalmente àqueles que estão iniciando o seu estudo, conhecer e entender melhor os fenômenos da natureza e o mundo tecnológico em que vivem. Na natureza, através do estudo da física, os alunos podem entender a diferença entre os conceitos de calor e temperatura, compreender as formas de transformação de energia, no mundo da tecnologia é possível fazer com que os alunos entendam, por exemplo, como ocorre a transmissão da TV digital, o mais novo sucesso do momento. A física, apesar de explicar muitos fenômenos, não é uma ciência isolada, para seu total compreendimento e compreensão do universo em que vivemos é necessária a junção dela com as outras ciências como, por exemplo, a matemática e a química.

O estudo da física às vezes é muito abstrato, cheio de fórmulas, conceitos e teorias. No entanto, a aprendizagem dessa matéria se faz necessária, pois como já foi dito, ela explica uma variedade de fenômenos ocorridos no cotidiano. É necessário fazer com que os alunos desenvolvam habilidades, sendo capazes de compreender o universo ao seu redor. O professor ao ensinar, por exemplo, calorimetria e as leis da termodinâmica pode mostrar de forma bem clara e real como ocorre o funcionamento das máquinas térmicas, além de fazer com que os alunos sejam capazes de diferenciar os conceitos de calor e temperatura.

Aprender física é necessário, uma vez que ela é uma ciência da natureza. Para muitos alunos aprender física não é fácil, porém ela possibilita um grande enriquecimento nas mais variadas áreas, como na matemática e na química.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola