Topo
pesquisar

Desempenho escolar

Sugestões para Pais e Professores

PUBLICIDADE

Tirar notas boas é uma constante tentativa de quem estuda. Não existe aluno que não queira obter um boletim com notas dez em todas as disciplinas. Porém, não é algo fácil de conseguir.

Mesmo aqueles que são mais indisciplinados, que conversam o tempo todo em sala e que não prestam tanta atenção nas aulas têm esse desejo, mas outros fatores os impedem de crescer e obter o sucesso desejado.

O aluno nota dez deixa seus pais muito satisfeitos e orgulhosos, chegando até mesmo a exibirem os boletins dos filhos para amigos e parentes, a fim de mostrar o bom desempenho escolar dos mesmos.

Mas como será que esse aluno se sente?

Normalmente esses alunos são muito tímidos, quietos e calados, o que demonstra determinada insegurança diante da sua exposição para outras pessoas.

Essa timidez caracteriza-se pelo fato de ter medo do fracasso, possivelmente adquirida através de cobranças excessivas de seus pais, dentro de casa, não só no que diz respeito aos conteúdos escolares, mas também em outras atividades, como organizar seus objetos, comer sem derramar, não sujar as roupas, causando uma ansiedade muito incômoda para a criança, tendo que atingir perfeccionismo em tudo o que faz.


Supervalorização de títulos e vitórias

É comum essas crianças ou adolescentes não aceitarem perder em jogos de tabuleiro ou em brincadeiras, em jogos escolares, apresentando uma rigidez no pensamento quanto a aceitar que outras pessoas possam ter mais sucesso e vitórias que ela.

É importante que pais e professores estejam atentos a esses comportamentos, mostrando que, independente das notas e dos sucessos em tudo, a criança tem outros valores e qualidades que fazem com que as pessoas gostem dela e a admirem.

Amigos de sala e irmãos podem se sentir inferiorizados quando os pais e professores elogiam somente aqueles que têm boas notas, valorizando-os por serem os melhores alunos. Isso pode ocasionar intrigas na escola bem como dentro de casa, além do que, ser melhor aluno não quer dizer que é melhor enquanto pessoa.

E para não causar incômodo em irmãos ou outros alunos, é essencial que pais e professores tratem todos com a mesma atenção e importância, enfatizando as diferenças e valorizando os aspectos positivos de cada um.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Professor: o estresse da profissão
Problemas causados pela profissão

Orientações Pais & Professores - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola