Topo
pesquisar

Indisciplina e notas baixas

Sugestões para Pais e Professores

PUBLICIDADE

A indisciplina, notas baixas são problemas que as escolas enfrentam nos dias de hoje, os professores encaram como responsabilidade apenas dos alunos e a escola cobra do professor uma solução e os pais só querem saber do resultado no final do ano. Mas de quem é a responsabilidade?

O aprendizado do aluno e o bom comportamento dele na escola são de responsabilidade da escola, do professor, da família e do próprio aluno. É um conjunto de acontecimentos que gera esses tipos de problemas.

A escola deve oferecer recursos como laboratórios, matérias didáticas e normas disciplinares para que o professor (profissional que tem um contato direto com o aluno) possa promover aulas mais agradáveis e esse deve estar sempre atento às mudanças e inovações na educação, sempre em busca de estratégias para ligar o conteúdo aplicado em sala de aula com o dia-a-dia, tornando o ambiente escolar um lugar prazeroso, pois o professor que possui domínio de conteúdo e consegue interagir o seu conhecimento com a realidade do seu aluno torna as suas aulas mais interessantes e os alunos passam a ter mais confiança.

Mas se a família não participar em conjunto com a escola, proporcionando ao aluno um ambiente favorável para um estudo em casa, mostrado a importância do estudo para a sua formação como cidadão e profissional a criança não se sentirá motivada, a escola e o professor não conseguem sozinhos.

O professor é o que possui maior possibilidade de transformar e dar soluções para esse tipo de problema, pois está em contato direto com os alunos. É preciso que ele enxergue esse aluno indisciplinado ou o que tem dificuldade com aprendizado como um desafio e não como problema, excluindo-o como sempre é feito pela maioria dos docentes. Ser professor não é derramar conteúdos cumprindo com o currículo anual, é educar, participar, colaborar com a educação dos alunos.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

 Matemática - Sugestão Pais e Professores - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola