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Trabalhando a educação preventiva na escola

Sugestões para Pais e Professores

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A disciplina tem sido alvo de preocupação nas instituições escolares e no ambiente familiar.

Colocada de forma polêmica na mídia, a disciplina ou a sensação da ausência dessa em jovens e crianças, infelizmente é decorrente de problemas associados a drogas, sexo irresponsável, família desestruturada, entre outros.
Com a finalidade de trabalhar a educação preventiva com as crianças, algumas questões devem ser refletidas e colocadas em prática.

Primeiramente, a educação preventiva visa estabelecer valores de forma consciente e planejada, desafio contemporâneo para pais e educadores que precisa ser assumido. Além disso, tal conduta levará crianças e jovens a adquirir noções significativas, como justiça, responsabilidade, autonomia, respeito a si e ao outro, influenciando na construção de uma sociedade melhor.

Tendo como pressuposto a importância dos pais e professores estarem atentos aos valores que transmitem, sejam eles através de atos ou palavras, algumas questões podem e devem ser abordadas pelos professores em conjunto com seus alunos e pelos pais com seus filhos nas relações familiares:

Postura dos pais e professores

• Ser coerente, ou seja, agir de acordo com os valores que estão sendo pregados;

• Ter consistência, no sentido de manter sempre as mesmas atitudes com relação aos fatos;

• Fazer promessas que possam ser viáveis e cumpridas, nunca fazer ameaças impossíveis de serem realizadas;

• Ao invés de aplicar punições arbitrárias ou recompensas, busque utilizar as conseqüências naturais dos atos para justificar certa atitude;

• Ser claro com o que se espera da criança, em vez de apenas dizer não.


Benefícios de trabalhar valores com o aluno


• Levar os alunos a pensar sobre a conseqüência de seus atos para si e para o grupo;

• Conhecer a capacidade dele e dos outros, tendo um autoconceito positivo, de forma que tornem tolerantes com a diversidade;

• Assegurarem seus direitos, sem perder de vista o coletivo;

• Serem críticos e questionem a legitimidade e a funcionalidade das regras, utilizando argumentos consistentes;

• Serem solidárias através de ações ou palavras;

• Serem persistentes, enfrentando suas dificuldades;

• Serem cooperativos, percebendo as necessidades do outro e os objetivos do grupo;

Trabalhar a educação preventiva com jovens e crianças trata-se de uma conduta nobre que pode enriquecer cada vez mais os valores na formação do indivíduo como um todo.

Por Elen C. Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

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