Topo
pesquisar

A Crise Ecológica

Trabalho Docente

PUBLICIDADE

O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Embora o Brasil tenha uma das mais atualizadas legislações ambientais do mundo, elas não têm sido satisfatórias para inibir a devastação das florestas.

Bioma é conceituado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. O famoso físico Fritjof Capra disse que "não há como promover um desenvolvimento sustentável senão adaptado a cada bioma". Distinguir as passagens do desenvolvimento no mundo atual, implica que conheçamos o bioma onde vivemos. Lembrando que, o ser humano que reside em uma determinada região também faz parte de seu bioma.

O Brasil possui sete biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos, Costeiro e Pantanal. Caracterizam-se por formas de plantas consistentes e são encontrados em grandes áreas climáticas. Uma espécie endêmica é espécie nativa de uma única área geográfica. Quando uma espécie endêmica é extinta, ela desaparece em definitivo do planeta, deixando a Terra mais pobre em sua riqueza natural.

A Mata Atlântica já foi a grande floresta costeira brasileira. Era também o mais rico bioma brasileiro em biodiversidade. Hoje é o mais assolado de nossos biomas. Restam aproximadamente 7% de sua cobertura vegetal. A Mata Atlântica abriga mais de 20.000 espécies de plantas, das quais 8.000 são endêmicas, ou seja, não existem em nenhum outro lugar do mundo.

A Amazônia , é conhecida mundialmente como "Pulmão do Mundo" e “Planeta Água”. Está sempre em destaque em qualquer tema do mundo globalizado.A Amazônia é a maior porção de floresta tropical que ainda resta no planeta . Seu tamanho equivale ao dobro do território da Índia. A Amazônia guarda a maior diversidade biológica do planeta, atualmente ameaçada pela destruição.

O Cerrado é o mais antigo bioma brasileiro.É o nome regional dado às savanas brasileiras. A principal característica deste bioma se refere às estações climáticas, divididas em duas estações muito bem diferenciadas: a estação da seca e a estação das chuvas. Do Cerrado 57% já foram totalmente destruídos e a metade do que resta já está muito comprometida.

O Pantanal é a maior planície inundável do planeta e apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre do mundo. No entanto, as queimadas, as derrubadas das árvores, as obstruções dos rios ameaçam sua existência. A sua integridade, portanto , está ameaçada por atividades humanas praticadas nas últimas três décadas.

Os campos da região sul do Brasil são denominados de pampas, termo indígena que significa região plana. Além dos grandes desmatamentos para o cultivo, existe ainda um forte domínio para o pasto e a técnica do fogo que não permitem o estabelecimento da vegetação arbustiva.Hoje se reconhece que abriga espécies raras de fauna e flora, animais endêmicos e outras tantas espécies desconhecidas pela ciência. O Pampa é composto fundamentalmente de gramíneas e herbáceas.

Existem processos desregrados de desenvolvimento econômico, que têm sido culpados por danos significativos na diversidade biológica, resultante da ocupação e destruição de ecossistemas pela ação do homem. O desafio a ser encarado é o do desenvolvimento de um padrão de consumo sustentável dos recursos naturais, que admita o desenvolvimento social e econômico da região, mas também a salvaguarda dos biomas. Porém , o sucesso de tal empreendimento só será possível a partir de um novo olhar, construído através do envolvimento efetivo da concordância científica, da ação política, de atitudes e decisões assertivas dos administradores econômicos e das populações locais.

Referência: Guardiões da Biosfera

Amélia Hamze
ahamze@uol.com.br
Profª da FEB/CETEC -ISEB/FISO-Barretos

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola