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Construção de projetos em relação democrática

Trabalho Docente

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A base para a construção de uma relação democrática é sempre o diálogo. A interação entre as pessoas é feita de maneira horizontal, uma relação entre iguais.Portanto , não se deve negar o outro, senão estaremos negando a nós mesmos. Devemos (re)conhecer os direitos dos outros, pois assim os nossos também serãoreconhecidos. A liberdade das pessoas somente existe quando todos são livres ao mesmo tempo, senão não há significado para a liberdade, nem para a autonomia.

“A democracia, modelada sobre o mercado e sobre a desigualdade, é uma farsa bem sucedida, visto que os mecanismos por ela acionados destinam-se apenas a conservar a impossibilidade efetiva da democracia. Se na tradição do pensamento democrático, democracia significa: igualdade, soberania popular, preenchimento das exigências constitucionais, reconhecimento da maioria e dos direitos da minoria, liberdade; torna-se óbvia a fragilidade democrática no capitalismo”.(Chauí, 1997).

A Educação é compreendida como uma prática social que pode motivar outros processos sociais, admitindo a busca pela construção de uma sociedade mais democrática, autônoma e inclusiva. Deve estabelecer princípios que conduzam não só a formação técnico-científica, que o mundo do trabalho solicita, mas também a formação do cidadão que uma sociedade democrática e inclusiva estabelece.Na educação para o bem viver a relação humana necessita ser dialógica.

Partindo dessa premissa, o trabalho docente se constitui na práxis de um sujeito transformador (docente) em interação estabelecida com outro sujeito (aluno), onde a construção de saberes e significados assinalam e direcionam o processo de comunicação e entendimento entre ambos na direção de uma emancipação formada no ser social.
A autonomia do docente na gestão pedagógica e democrática em situações de práxis é regulada pela postura ética e moral. A Educação deve estar empenhada com a realização da pessoa humana, a preparação para o trabalho e o exercício pleno da cidadania.

De acordo com Gilda Lück, o professor é o gestor do conhecimento, assim como o diretor é o gestor dos processos, bem como o coordenador é o gestor de talentos e finalmente o administrador é o gestor dos recursos. Portanto, a gestão educacional, democrática e inclusiva, passa a serentendida como a organização do trabalho a ser desenvolvido no campo do conhecimento, do planejamento, da coordenação, e do acompanhamento e avaliação do processo educativo, alocando recursos necessários para o fiel cumprimento da ação educacional.
Em uma relação democrática, o gestor deve possuir liderança, responsabilidade,autoridade e competência. “...Um líder é alguém que se identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir”. “Você gerencia coisas e lidera pessoas” (O Monge o e Executivo – James C. Hunter).

Quando se fala em satisfazer necessidades, não se fala em satisfazer vontades pessoais e individuais, fala-se em necessidades coletivas para o bem comum. Em conseqüência disso, então pensar projeto, é pensar em algo construído a partir dos resultados que se vai alcançando, sem deixar de perder de vista os objetivos e conteúdos para o qual nasceu, para tanto, exige um olhar pesquisador, investigador, tanto do educador quanto da comunidade escolar, em busca permanente de qualificação e de aperfeiçoamento.

Ao construir um projeto, precisamos adotar a perspectiva globalista na abordagem de problemas, buscar a flexibilidade, antevendo mudanças em seu plano de trabalho, e manter comunicações francas e autênticas.Trabalhar com projetos é como reger uma orquestra , onde a razão nos dá a consciência do risco e da incerteza.Trabalhar com projetos é ter sempre em mente que estamos em uma viagem , superando obstáculos, acertando caminhos e não em um ponto de chegada.

Amélia Hamze
ahamze@uol.com.br

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

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