Whatsapp

Materiais de apoio ao trabalho docente

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os materiais de apoio ao trabalho docente são de extrema importância para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Embora tenham sido rejeitados há algum tempo, principalmente os livros didáticos – por trazerem grande quantidade de perguntas objetivas, do tipo “o que é”, “defina”, etc., que induziam os alunos à cópia, contribuindo pouco para o desenvolvimento e a compreensão do conhecimento proposto – os materiais de apoio são recursos essenciais para aprimorar a qualidade das aulas.

Atualmente, contamos com uma ampla gama de livros didáticos, paradidáticos, vídeos, softwares, etc., para contribuir com os objetivos educacionais, no entanto, diante de tanta informação, surge a problemática de como selecionar tais materiais.

É certo que a melhor escolha dos materiais deve ter como premissa o contexto escolar. Suas utilizações devem constituir um apoio efetivo, oferecendo informações corretas e apresentadas de forma adequada à realidade do aluno. O método de utilização é tarefa do professor; ele pode introduzir uma unidade que não existe no material ou deixar de abordar um de seus conceitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma ferramenta útil para selecionar materiais didáticos ou paradidáticos pode partir de quatro perguntas básicas, as quais podemos responder após análise: O material é correto do ponto de vista conceitual? A metodologia de ensino proposta é estimulante, evitando grandes memorizações? Existe evidente preocupação com a integridade física do aluno, com recomendações expressas de segurança e primeiros socorros, em especial nas atividades práticas? Existe evidente preocupação em evitar o estabelecimento de preconceitos e estereótipos, retratando a diversidade étnica brasileira, evitando associar classe social, etnia, gênero (masculino / feminino) e minorias a figuras mais ou menos prestigiadas socialmente?

Caso alguma das quatro perguntas não mereça “sim” como resposta, é preciso reconsiderar a decisão de adotar o material para os alunos, pois, o uso de materiais indevidos poderá conduzi-los a conceitos errados, expô-los a riscos ou mesmo sedimentar preconceito e prejudicar sua atuação social no futuro.

Eliane da Costa Bruini