Topo
pesquisar

O que é Software Livre

Trabalho Docente

PUBLICIDADE

As pessoas comentam, a mídia está dando cada vez mais destaque, o governo tem investido em projetos na área, mas, afinal, o que é software livre? Segundo o site www.softwarelivre.gov.br: "Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo.

Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível. Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos."

O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de usar, alterar e distribuir o software sem precisar pedir permissão a quem criou. Para explicar o que é software livre a Free Software Foundation criou quatro liberdades para os usuários de software: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade); A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo; A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

O software livre é utilizado hoje por diversas empresas como Lojas Renner, Casas Bahia, IBM, Petrobrás, Brasil Telecom e os bancos Banrisul, Itaú e HSBC. As empresas hoje gastam com suporte, treinamento e certificação. Existem empresas especializadas em criar softwares livres onde o lucro é na captação do cliente, suporte e treinamento, assim o foco deixa de ser o produto e passa a ser o cliente.

A escolha de um software vai além da aparência, pressão da mídia ou do custo, precisamos ter o dever moral de não incentivar o plágio. A idéia da utilização do software livre hoje é a escolha de uma cultura livre, que busca socializar o conhecimento e democratizar a informação.

Por Vanessa dos Santos Nogueira
Colunista Brasil Escola

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola