Semanalmente ou mensalmente, com maior ou menor frequência, os filhos acompanham os pais ao supermercado. Mas acontece que esse passeio, na maioria das vezes, sugere balas, doces, salgadinhos, chicletes, refrigerantes e sorvete. Isso é o que torna a ida ao supermercado um momento agradável para a criança ou até mesmo o adolescente; saber que vai comprar o que está com vontade, embora isso não seja o melhor pra eles. Por isso, é interessante que o professor de ciências ou de biologia, ao ensinar nutrição, referir-se aos alimentos que contém proteínas, vitaminas, carboidratos e lipídeos, ensinando-os a entender os rótulos dos alimentos consumidos. Essa dica de aula é interessante principalmente para alunos do 7º ano, ao verem corpo humano, e para alunos do 2º ano do ensino médio, ao verem fisiologia humana.
Sugerimos que o professor leve para a sala de aula rótulos de alimentos que se consome normalmente, como arroz, feijão, algum tempero, e explique quais são os nutrientes necessários em uma alimentação saudável. Em seguida, o professor pede a seus alunos para trazerem rótulos de alimentos consumidos em casa para a sala de aula e, como num seminário, cada um deles explique que tipo de alimento ingere e quais são as vantagens de se consumi-lo. Assim poderão verificar o quanto normalmente os estudantes consomem alimentos nem sempre nutritivos.
Com isso, os alunos terão de trabalhar a questão nutricional em casa e repensar suas atitudes de compras. Deverão ensinar aos pais que ainda não compreendem ou auxiliar aqueles que já se preocupam com a dieta alimentar. E por fim, repassar os benefícios que obtiveram com essa nova atitude. Assim, as compras no supermercado, além de divertidas, serão saudáveis.
Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
Fonte: Brasil Escola - https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/supermercado-divertido.htm