Esse experimento pode ser utilizado em sala de aula para demonstrar na prática e reforçar para os alunos os conceitos estudados sobre Eletrólise em Meio Aquoso.
Materiais e reagentes:
Procedimento experimental:
1. Misture na placa de Petri um pouco da solução de amido (até aproximadamente metade da placa) com o iodeto de sódio;
2. Adicione uma gota de fenolftaleína;
3. Coloque a transparência sobre o retroprojetor, e por cima dela a placa de Petri com a mistura;
4. Prenda a extremidade de cada uma das garras-jacaré em uma grafite e ligue o sistema à bateria, tomando o cuidado para somente as grafites estarem na solução, mas as garras-jacaré não; conforme a figura ilustra:
5. Observe o que ocorre e anote os resultados.
Obs.: essa experiência também pode ser feita com água no lugar da solução de amido, mas o efeito não será tão bonito.
Resultados e discussão:
O professor poderá realizar perguntas aos alunos para ver se eles conseguiram identificar os seguintes pontos mais importantes:
2 I1-(aq) → I2(s) + 2e-
Observe que há a formação de iodo. Posteriormente, esse iodo reage com os íons iodeto da solução, formando o íon complexo tri-iodeto I31-(aq):
I2(s) + I1-(aq) → I31-(aq)
Esses íons complexos se inserem no interior da amilose na forma de novelo, o que acarreta na formação de um complexo de cor azul intensa:
I31-(aq) + amido → complexo azul de I31-e amido
Se for usada a água no lugar da solução de amido, o resultado será uma cor castanha, em razão da baixa presença de iodo na água.
2 H3O1+(aq) + 2e- → 2 H2O(l) +1 H2(g)
O retroprojetor mostra mais claramente as bolhas formadas no cátodo pelo hidrogênio que é liberado.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Fonte: Brasil Escola - https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/eletrolise-iodeto-potassio.htm