Trabalhar os órgãos dos sentidos sempre gera curiosidade por parte dos alunos. Entretanto, apesar de bastante dinâmicas, essas aulas não produzem tanto impacto se forem apenas expositivas. É necessário, sempre que possível, buscar estratégias que visem melhorar o aprendizado e aumentar a participação dos alunos. Surge, assim, a necessidade de aulas práticas e lúdicas.
Quando o assunto são os sentidos, existem várias aulas diferentes que podem ser feitas. Neste texto, daremos dicas simples para tornar divertidas as aulas de introdução ao sentido da visão.
→ Trabalhando a visão
Proposta 1
Uma forma de trabalhar a visão é mostrar algumas imagens com ilusões de óptica, que momentaneamente são capazes de enganar nosso cérebro, fazendo com que enxerguemos coisas de forma incorreta. Essas ilusões atraem a atenção dos alunos e nos permitem trazer um pouco de interdisciplinariedade para a aula.
Veja alguns exemplos de imagens com ilusão de óptica:
A imagem parece mover-se, apesar de estar completamente parada
Nessa imagem, os círculos parecem girar
Os pontos nessa imagem são brancos ou pretos?
Proposta 2
Outra forma de sensibilizar os alunos sobre esse tema é realizar atividades com a intenção de identificar objetos sem o auxílio da visão ou, ainda, levar material em braille. Essas duas atividades, apesar de bastante simples, permitem animar a aula e fazer com que os alunos fiquem mais atentos a ela, uma vez que lhes despertam a curiosidade a respeito de como nosso corpo interpreta e consegue formar imagens, além de fazê-los refletir sobre a necessidade dos outros sentidos.
Perceba que as duas propostas são bastante simples e têm por objetivo apenas estimular os alunos para a introdução desse importante assunto. Com atividades simples, porém planejadas e de acordo com o conteúdo, é possível proporcionar um melhor aprendizado.
Boa aula!
Por Ma. Vanessa dos Santos
Fonte: Brasil Escola - https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/trabalhando-sentido-visao.htm