Estratégias de ensino-aprendizagem

As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas que têm como objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento a respeito de um determinado tema.

As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.

Técnicas de ensino-aprendizagem

Como a qualidade do ensino está relacionada com a aprendizagem do aluno, as técnicas de ensino-aprendizagem são importantes para conseguir atingir essa qualidade. Desse modo, essas estratégias devem ser muito bem pensadas pelo professor, o qual deve ter bastante cuidado não só no planejamento, mas também na execução dessas ideias.

Leia também: A importância do plano de aula

Quando escolhemos uma estratégia de ensino, devemos analisar se ela é realmente adequada para aquele conteúdo e se consegue atingir, de maneira positiva, a maioria dos alunos em sala. Devemos considerar também a idade dos alunos e a série na qual eles se encontram. Isso significa que uma estratégia adequada para o ensino fundamental nem sempre é adequada para o ensino médio, por exemplo.

Não podemos esquecer ainda que, para adotar uma estratégia de ensino, é importante conhecer os alunos e suas peculiaridades. Nesse caso, deve-se realizar avaliações diagnósticas, as quais visam à análise dos conhecimentos prévios dos alunos antes do início de qualquer atividade. Se um aluno não possui nenhum conhecimento a respeito de um determinado assunto, não podemos, por exemplo, exigir que ele seja capaz de resolver um problema sobre o tema.

Estratégias no ensino fundamental

Nas séries iniciais, o professor deve optar por estratégias de ensino-aprendizagem que garantam a visualização do que está sendo ensinado.
Nas séries iniciais, o professor deve optar por estratégias de ensino-aprendizagem que garantam a visualização do que está sendo ensinado.

A estratégia de ensino nas séries iniciais (1º ano ao 5º ano) são, geralmente, diferentes daquelas aplicadas nos anos finais do ensino fundamental (6º ano ao 9º ano). Ao trabalhar com alunos mais jovens, o professor deve ter em mente a importância da formação de pequenos grupos para um resultado mais efetivo. Além disso, é essencial que o professor foque em atividades experimentais que façam com que os alunos consigam visualizar o que está sendo trabalhado.

Nos anos mais avançados, já é possível realizar explicações mais longas e abordar assuntos mais complexos.

Leia também: Desenvolvendo a criatividade

Exemplos de estratégias de ensino-aprendizagem

Existem diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, as quais devem ser adotas de acordo com a realidade de cada sala de aula. Não podemos nos esquecer de que muitas estratégias podem ser efetivas para algumas disciplinas, porém pouco proveitosas para outras. Desse modo, o professor deve ter bastante cuidado ao adotar uma técnica.

Entre as diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, podemos citar:

As aulas práticas são uma boa forma de fixar o conteúdo, muitas vezes, conhecido apenas na teoria.
As aulas práticas são uma boa forma de fixar o conteúdo, muitas vezes, conhecido apenas na teoria.

Leia também: O papel do professor na era cibernética

Estratégias de ensino-aprendizagem por área

O professor deve estar aberto a experimentar diferentes estratégias de ensino-aprendizagem a fim de conseguir sempre o melhor resultado de seus alunos.
O professor deve estar aberto a experimentar diferentes estratégias de ensino-aprendizagem a fim de conseguir sempre o melhor resultado de seus alunos.

Cada área apresenta suas particularidades, por isso, nem todas as estratégias utilizadas em uma disciplina serão efetivas em outras. Clique nos links a seguir e confira diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas nas aulas de diversas disciplinas:


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/