Livros didáticos do PNLD (2027- 2030) já podem ser escolhidos para os anos iniciais do ensino fundamental

Livros didáticos a serem escolhidos são do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Em 24/08/2026 17h47 , atualizado em 24/08/2026 18h01

Foto de livros didáticos
MEC disponibiliza guia para orientar escolha de livros didáticos do PNLD.
Crédito da Imagem: Foto - Prefeitura de Sorocaba
Imprimir
A+
A-
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A escolha dos livros didáticos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas foi disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escolas públicas têm até 8 de setembro para concluir a seleção das obras a serem utilizadas pelos estudantes e professores. 

O MEC orienta as redes de ensino a considerarem a proposta pedagógica da unidade escolar, objetivos de ensino, assim como as características e necessidades da comunidade escolar.

A pasta disponibiliza um guia digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para orientar a decisão.

O documento conta com informações sobre as obras aprovadas, incluindo resenhas, metodologias, organização dos conteúdos e orientações para a escola.

Leia: Especialista compartilha estratégias para estimular protagonismo dos estudantes 

Como escolher os livros didáticos do PNLD?

A seleção dos livros didáticos deve ser feita com a participação de gestores escolares e professores.

Antes de definir as obras, as escolas deverão analisar as produções por meio do guia digital e identificar quais são as mais adequadas.

Lembrando que os livros do PNLD são referentes aos anos iniciais, do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental, e são organizados nas seguintes categorias:

  • Categoria 1 – escolha obrigatória: 1º e 2º anos; 

  • Categoria 2 – escolha obrigatória: 3º, 4º e 5º anos; 

  • Categoria 3 – escolha optativa: 1º ao 5º ano, para língua espanhola e língua inglesa.  

Caso a escola não deseje receber determinada obra, basta registrar no sistema a opção "Não desejo receber o livro".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Passo a passo da escolha dos livros didáticos do PNLD por escolas públicas

Fique por dentro do passo a passo para escolher os livros didáticos do PNLD, segundo o MEC:

1) Consulte o Guia Digital 

Professores e gestores devem analisar as obras disponíveis e avaliar quais materiais estão mais alinhados à proposta pedagógica da escola. 

2) Faça a escolha com a equipe escolar 

A decisão deve ser construída de forma coletiva, garantindo a participação dos professores. 

3) Formalize a decisão 

A decisão deve ser registrada na Ata de Escolha, garantindo transparência ao processo. 

 4) Acesse o PNLD Gestão 

O registro oficial da escolha é feito pelo diretor da escola no sistema PNLD Gestão, com acesso pela conta Gov.br. 

5) Registre a escolha no sistema 

É o registro realizado no PNLD Gestão que oficializa a opção da escola. O preenchimento da ata, por si só, não conclui o processo. 

6) Dê publicidade à decisão 

Depois de concluído o processo, a Ata e o Comprovante de Escolha devem ser disponibilizados em local visível na escola. 

Confira: MEC disponibiliza mais de 4 mil vagas de mestrado profissional presencial e gratuito para professores 

 

Por Lucas Afonso
Jornalista