Orientação Educacional

Orientação educacional refere-se ao processo de direcionamento do aluno, visando ao seu pleno desenvolvimento como estudante e como cidadão.
A orientação educacional visa ao pleno desenvolvimento do aluno, priorizando a relação entre o ambiente escolar, familiar e a comunidade.
A orientação educacional visa ao pleno desenvolvimento do aluno, priorizando a relação entre o ambiente escolar, familiar e a comunidade.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Orientação educacional refere-se à assistência dada ao educando a fim de oportunizar seu pleno desenvolvimento, mediando a relação entre o ambiente escolar, a família e a comunidade.

A orientação escolar prevê ações planejadas que integrem alunos, professores, direção, currículo escolar e comunidade a fim de promover, de forma humanizada, o desenvolvimento físico, pessoal, intelectual e moral do discente.

Objetivos

- Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.

- Promover a mediação entre aluno, família, escola e comunidade, atendendo às necessidades educacionais e emocionais do educando.

- Ajudar o aluno a construir uma visão, na qual ele se descubra, desenvolva e saiba seu lugar no mundo por meio da afetividade e da relação com os demais.

- Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.

- Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

Objetivos da Orientação Escolar
Os objetivos da orientação escolar estão relacionados com o desenvolvimento do aluno não só no processo de ensino, mas também como cidadão.

História

A orientação escolar está ligada à formação das sociedades, quando os homens passaram a preocupar-se não só com a própria sobrevivência, mas também com a de seu semelhante. Dessa forma, desenvolveram grupos destinados a orientar quem necessitava de ajuda.

A orientação educacional surgiu nos Estados Unidos, na primeira década do século XX, por meio da orientação profissional. Foi incluída nas escolas pelo educador Frank Parsons, com o objetivo de orientar os alunos para a escolha profissional. Seu método de orientação vocacional baseava-se em três ações:

- Conhecer o aluno;

- Conhecer o mundo do trabalho;

- Ajustar o indivíduo ao emprego.

Cabia, portanto, ao orientador conhecer as habilidades e as dificuldades do aluno, suas experiências e limitações.

Com a instituição dos princípios da educação, como vocação e formação do caráter, a orientação educacional difundiu-se nos Estados Unidos. Foi necessário, então, criar um órgão especializado em orientar os alunos. Para isso, os responsáveis pela orientação dos alunos deveriam ter alguma formação. Dessa forma, as universidades incluíram em seus programas seções para formar orientadores.

Leia também: Como escolher uma profissão?

Orientador educacional

Nas instituições escolares, o orientador educacional é quem direciona o processo educacional, juntamente com professores, coordenação e profissionais da gestão. Essa equipe busca a formação integral e o desenvolvimento pleno do aluno por meio do trabalho com toda a comunidade.

A atividade exercida pelo orientador educacional passou por diversas transformações, adaptando-se às novas realidades sociais. Antes, era voltada à orientação profissional; agora, é direcionada ao coletivo, ao desenvolvimento social, político, emocional e moral do aluno.

Saiba mais: O papel do educador do ProJovem

É papel do orientador fortalecer a relação entre a realidade escolar e a realidade da comunidade, visto que é de extrema importância que os alunos tenham consciência do meio em que vivem e do seu papel nele. Além disso, o que acontece no âmbito familiar reflete no contexto escolar, influenciando todo o processo de ensino-aprendizagem.

A atual realidade tem demandado cada vez mais a presença de orientadores educacionais nas escolas. Mediar conflitos, trabalhar com a indisciplina, auxiliar os professores a lidarem com as limitações dos alunos são necessidades que têm atraído esses profissionais para o âmbito escolar.

Nessa perspectiva, o orientador desenvolve métodos que auxiliam a relação entre o corpo docente, o corpo discente e a comunidade, contextualizando as experiências a fim de atender às necessidades do aluno e de todos os envolvidos.

O comprometimento com a construção do indivíduo para o exercício da cidadania é a premissa máxima do trabalho do orientador educacional. Assim, além do compromisso com o conteúdo escolar e com o ensino-aprendizagem, é preciso estar comprometido com a individualidade de cada aluno, oferecendo uma educação que se preocupe com a formação intelectual, crítica, socioafetiva e moral desse cidadão.

Atribuições do orientador educacional

Segundo o decreto-lei nº 72.846/73, que regulamenta o trabalho do orientador educacional, são atribuições desse profissional:

  • Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico.

  • Participar da elaboração do currículo pleno da escola.

  • Coordenar a orientação vocacional, a informação educacional e profissional, o processo de sondagem de interesses e aptidões e as habilidades do educando.

  • Participar do processo de identificação das características básicas da comunidade e da clientela escolar.

  • Sistematizar o processo de intercâmbio das informações necessárias ao conhecimento global do educando.

  • Participar do processo de recuperação e avaliação dos alunos.

  • Fazer o acompanhamento dos alunos e encaminhá-los para especialistas.

  • Participar do processo de integração entre escola, família e comunidade.

Orientador educacional
O orientador educacional é o agente transformador e mediador do processo de ensino-aprendizagem.

Orientação educacional no Brasil

A orientação educacional no Brasil iniciou-se como vertente de orientação profissional, em 1920. O primeiro passo foi dado por meio do Serviço de Orientação Profissional e Educacional, criado por Lourenço Filho, diretor do departamento de Educação do estado de São Paulo, em 1931.

Somente em 1940, o termo "orientação educacional" na legislação brasileira, especificamente no decreto-lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942.

No ano de 1947, foi criado o Instituto de Seleção e Orientação Profissional no Rio de Janeiro, difundindo pelo país a orientação profissional voltada ao desenvolvimento do aluno para o mercado de trabalho.

A Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024/61 instituiu a orientação educacional nas escolas de ensino primário e médio. Estabeleceu também regras para a formação do orientador educacional.

Na década de 80, a orientação educacional ganhou um novo viés, visando promover uma orientação voltada ao coletivo, preocupando-se não só com a formação profissional, mas também com a formação política e social dos alunos.

A partir de 1990, a orientação educacional não apresentou novas conquistas em relação à legislação. A LDB desse período apenas menciona a questão da formação do orientador educacional em nível de pós-graduação, não havendo nenhuma outra transformação acerca da orientação educacional.

Leia também: A escola como espaço de inclusão no cenário de desiguldades 


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Artigos de Orientação Educacional


Orientação Educacional

A Criança e a Leitura

Hábito de leitura e formas de envolver a criança com o mundo imaginário dos livros.

Orientação Educacional

A escola e a família na educação da criança com deficiência

Maiores possibilidades de êxito em resultados para os alunos com deficiência.

Orientação Educacional

A função da reunião de pais

A configuração atual das reuniões de pais desenvolvidas na maioria das escolas.

Orientação Educacional

A mochila ideal para seu filho

Requisitos a serem seguidos no momento da escolha da mochila escolar.

Orientação Educacional

A pesquisa na formação do professor

A importância da pesquisa na formação do professor.

Orientação Educacional

Acolhendo a Criança no Ambiente Escolar

Como o educador pode contribuir com o processo de adaptação da criança no novo ambiente.

Orientação Educacional

Acompanhando os Estudos dos Filhos

Formas dos pais ajudarem no desempenho escolar dos filhos.

Orientação Educacional

Afetividade no Contexto Sala de Aula

A afetividade na relação professor/aluno, segundo especialistas.

Orientação Educacional

Aquisição da Escrita

Quais são os cinco níveis para a criança aprender a escrever.

Orientação Educacional

Biblioteca e a Internet como recursos de aprendizagem

A biblioteca é fundamental para o desenvolvimento de programas de leitura eficientes para a formação de crianças e jovens.

Orientação Educacional

Bomba no vestibular

Pais e educadores precisam se manter alertas para não prejudicarem o emocional dos vestibulandos.

Orientação Educacional

Criança que chora demais

O que fazer quando a criança usa o choro para conseguir tudo que quer.

Orientação Educacional

Currículo no contexto escolar

O currículo escolar é a organização do conhecimento que foi e continua sendo construído socialmente.

Orientação Educacional

Desempenho Escolar

Como os pais devem proceder com o desempenho escolar do filho.

Orientação Educacional

Desenvolvendo Habilidades

Formas de ajudar o desenvolvimento da criança portadora de necessidades especiais.

Orientação Educacional

Dia do Brinquedo

Estratégia adotada por muitas escolas de educação infantil.

Orientação Educacional

Dia do Estudante

Tema para ser trabalhado com os alunos no dia do estudante.

Orientação Educacional

Dicas para lidar com o comportamento agressivo na escola

Orientações para o professor lidar com o comportamento agressivo da criança.

Orientação Educacional

Dicas para realização de reunião de pais

Maneira para tornar mais dinâmica e proveitosa a reunião de pais.

Orientação Educacional

Educação e formação

Conheça a importância da formação humanística para entender a relação entre educação e formação, isto é, entre educação formal e...

Orientação Educacional

Educação sexual na escola

A importância da orientação sexual.

Orientação Educacional

Elaborando a matriz curricular de forma coletiva

A necessidade de compreender e adaptar a matriz curricular na escola.

Orientação Educacional

Ensino Médio – Ingresso Sofrido

O estresse causado desde as séries iniciais, visando o vestibular.

Orientação Educacional

Estudo dos Filhos, Dever de Casa dos Pais

O que os pais devem fazer para ajudar os filhos a terem sucesso nos estudos.

Orientação Educacional

Fracasso e Evasão Escolar

O que fazer para minimizar esses problemas.

Orientação Educacional

Função da equipe de educadores

O conceito de educador e suas respectivas responsabilidades.

Orientação Educacional

Hora de Dormir

A rotina que leva uma criança a dormir bem.

Orientação Educacional

Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem

A brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações.

Orientação Educacional

Leitura de textos científicos

A importância da leitura e compreensão no aprendizado de ciências e biologia.

Orientação Educacional

Lidando com a síndrome da Hiperatividade e Déficit de Atenção

Algumas medidas para conviver bem com portadores desta síndrome.

Orientação Educacional

Lidando com a Síndrome de Williams-Beuren (SWB)

Orientações para que portadores desta síndrome sejam bem assistidos em sala de aula.

Orientação Educacional

Lidando com o bullying na escola

Algumas medidas para reduzir (ou exterminar) um problema frequente nas instituições de ensino.

Orientação Educacional

Matrícula - o que observar na escola

Aspectos relevantes que os pais devem considerar nas visitas às escolas.

Orientação Educacional

O aluno-problema e o professor

O aluno-problema é aquele que padece de certos distúrbios psico-pedagógicos.

Orientação Educacional

Operação Salva Boletim

O que fazer quando o estudante aparece com várias notas baixas no boletim.

Orientação Educacional

Organização do tempo escolar

O tempo escolar é responsável por toda a organização curricular de uma instituição de ensino.

Orientação Educacional

Os benefícios de trabalhar a motricidade refinada na educação infantil

Por que a motricidade refinada deve ser trabalhada antes da alfabetização?

Orientação Educacional

Os diferentes estilos de aprendizagem de cada criança

Identifique o estilo de aprendizagem de seu filho ou aluno.

Orientação Educacional

Os vários sentidos da avaliação

As falhas no sistema de avaliação desenvolvido nas escolas.

Orientação Educacional

Prevenindo acidentes na escola

Atividade prática para trabalhar a prevenção de acidentes na escola.

Orientação Educacional

Tarefa de casa

Ajude seu filho a ser responsável

Orientação Educacional

Trabalhando a Questão do Estudo

Como abordar com os alunos a necessidade de estudar

Orientação Educacional

Trabalhando o Dia dos Pais

Alguns fatores que merecem ser considerados pelas escolas na celebração de algumas datas comemorativas.

Orientação Educacional

Travessuras de criança

Como lidar com situações constrangedoras causadas por brincadeiras de mau gosto.

Orientação Educacional

Valorização da Feira de Ciências

Despertando o interesse na elaboração da feira de ciências.