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Luneta, telescópio e microscópio

Estratégias de Ensino

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Embora seja bastante difícil construir instrumentos ópticos, pelo fato de seus componentes serem um pouco caros e de difícil acesso, podemos trabalhar o estudo da óptica construindo experimentos que atuam com o mesmo princípio físico, porém com um custo bem mais acessível. Utilizando-se de duas lupas, que podem ser encontradas com facilidades no mercado, podemos construir uma luneta ou telescópio (com as lupas que servem de lentes objetivas) e construir também um microscópio (utilizando uma lupa ocular).

Essas lentes, no entanto, não possuem nenhuma indicação da sua distância focal, então você vai precisar determinar esse valor antes. Para isso, o professor pode auxiliar toda a turma nos cálculos. A determinação do foco pode ser feita levando a lupa a um local onde há Sol. Nesse caso, focalize a imagem do Sol num pedaço de papel, de preferência com o Sol alto. Vai se formar no papel a imagem do Sol. Meça a distância focal (f) que é a distância da lente ao papel quando a imagem do Sol for bem nítida ou mais intensa. Pronto, essa é a distância focal de sua lupa.

Para se obter uma lente ou uma lupa que sirva como lente ocular da luneta ou telescópio; ou de objetiva do microscópio, pode-se usar uma lupa pequena ou pode-se desmontar uma máquina fotográfica que não se usa mais. Conseguindo as duas lentes, você pode montar uma luneta ou telescópio e um microscópio, mesmo segurando as lentes com as mãos. As figuras abaixo mostram como você pode conseguir isso. Note que em geral os aumentos são pouco significativos, mas é possível se ter uma ideia de como são construídos tais instrumentos.

As lentes da esquerda são de observação horizontal; as lentes da direita, de observação vertical

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