Whatsapp
Por Bett Brasil

Organizadora do maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina.

Jornada Bett Nordeste encerra edição com recorde de participação e debates sobre o futuro da educação

Edição de 2025 consolida o evento como referência de conexão de educadores e especialistas no Nordeste
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A 4ª edição da Jornada Bett Nordeste, promovida pela Bett Brasil em parceria com o Sinepe-PE, registrou recorde de público, reunindo mais de 2,2 mil participantes nos dias 27 e 28 de agosto, no Recife Expo Center, em Recife (PE). Considerado um dos maiores encontros de educação da região, o evento contou com a presença de educadores, diretores, gestores e especialistas para debater temas como inovação, equidade e o futuro da educação.

Ao longo dos dois dias, os visitantes tiveram acesso a mais de 40 empresas expositoras, que apresentaram produtos, soluções e inovações educacionais. A programação também contou com mais de 60 palestrantes e 20 horas de conteúdo, distribuídos em três auditórios simultâneos, e guiados pelo tema central “Uma nova aprendizagem para construir futuros regenerativos”.

Área de exposição apresentou novos produtos e serviços para o ensino. Foto: Bett Brasil
Área de exposição apresentou novos produtos e serviços para o ensino. Foto: Bett Brasil

A diretora geral da Bett Brasil, Claudia Valério, destacou o compromisso do evento em promover discussões e reflexões sobre os desafios atuais da educação. Essa nova aprendizagem nos leva a refletir sobre o que ensinamos, como ensinamos e, sobretudo, para que ensinamos”, disse Claudia.

Claudia Valério durante painel de abertura da Jornada Bett. Foto: Bett Brasil.
Claudia Valério durante painel de abertura da Jornada Bett. Foto: Bett Brasil.

Para Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil, a relevância da Jornada Bett está em aproximar a inovação das práticas educacionais ao contexto local, com discussões sobre inteligência artificial, inclusão e diversidade, por exemplo. Ela também destacou a forte participação da educação pública, com pautas voltadas à gestão e liderança.

“O evento é uma oportunidade de conectar profissionais, promover debates e apresentar soluções que impactam diretamente a educação. Essa jornada acontece justamente para que a gente consiga colocar as pessoas em contato, fazer conexões, aprendizagens, trazer inovação e novos debates”, frisou Adriana.

Entre os destaques da programação, o educador espanhol e presidente da Reimagine Education, Xavier Aragay, falou sobre a importância de fazer uma pausa para refletir e antecipar as mudanças que estão por vir em diversas áreas, especialmente na educação.

“As transformações serão profundas. Precisamos liderar essa mudança educacional, enfrentar os desafios e as pressões, e apoiar professores e famílias para promover experiências inovadoras que tornem a educação das novas gerações uma realidade neste século de mudanças constantes e disruptivas”, afirmou Aragay. Durante a palestra, o público conheceu experiências internacionais, propostas e novos métodos de ação, além de estratégias práticas para avançar na transformação educacional que já está em andamento em várias partes do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Educador espanhol participou pela primeira vez da Jornada Bett. Foto: Bett Brasil
Educador espanhol participou pela primeira vez da Jornada Bett. Foto: Bett Brasil

No painel “Cabe todo mundo no mundo”, a mãe atípica e influenciadora Raquel Cabral compartilhou sua vivência ao lado do filho Marcello, que tem síndrome de Down, experiência que divide com mais de 880 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

Raquel Cabral refletiu sobre os desafios para uma verdadeira inclusão na educação. Foto: Bett Brasil.
Raquel Cabral refletiu sobre os desafios para uma verdadeira inclusão na educação. Foto: Bett Brasil.

Por meio dessa rede, ela promove reflexões sobre respeito às diferenças e a importância de enxergar a pessoa antes da deficiência, valorizando potencialidades com leveza, empatia e afeto. “A inclusão não é um favor, é um direito. Quando entendemos isso, conseguimos construir um mundo onde todos caibam e sejam vistos pelo que são, não pelas limitações”, destacou Raquel. Sua fala inspirou famílias e educadores a repensarem o papel da escola e da sociedade na criação de espaços realmente inclusivos, onde a convivência, pertencimento e escuta estejam no centro.

Já o psiquiatra Jairo Bauer ressaltou que, em uma sociedade marcada pela pressa, pressão e cobranças excessivas, os impactos emocionais chegam diretamente às novas gerações, provocando insegurança, ansiedade e dificuldades de convivência.

Jairo Bauer destacou a importância do cuidado socioemocional nas escolas. Foto: Bett Brasil
Jairo Bauer destacou a importância do cuidado socioemocional nas escolas. Foto: Bett Brasil

“É preciso trabalhar a escuta ativa, a empatia e estratégias que ajudem os estudantes a lidar com suas emoções. A gente dedica muito tempo à aparência, mas pouco às nossas emoções. Quantas vezes você para e se pergunta: como eu estou hoje? Se eu estou mal, há quantos dias eu estou mal e por quê? Esse é o primeiro passo para cuidar da saúde mental”, afirmou Bauer.

 A Jornada Bett promoveu reflexões fundamentais sobre os caminhos para transformar a educação diante dos desafios atuais, trazendo insights práticos e estratégias para impulsionar a aprendizagem. Para saber mais, acesse: brasil.bettshow.com/bettblog

SOBRE O AUTOR

A Bett Brasil é organizadora do maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado, a Bett visa inspirar, fomentar diálogos, estimular ideias e soluções para o desenvolvimento da educação.