Whatsapp

Agressividade na Escola

A agressividade é compreendida como uma forma da criança se defender, porém precisa ser orientada pelos pais
A agressividade é compreendida como uma forma da criança se defender, porém precisa ser orientada pelos pais
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

É comum em turmas com crianças de até 6 anos ocorrer algumas agressões na hora do recreio, mas a criança sinaliza quando a agressividade passou dos limites, apresentando comportamentos violentos com freqüência.

A agressividade é compreendida como uma forma da criança se defender, porém precisa ser orientada pelos pais desde os primeiros anos para não ser algo que venha a trazer efeitos negativos para seu desenvolvimento. Paciência e autoridade são duas maneiras de instruir a criança a usar sua agressividade de forma equilibrada, como impulso de determinação.

Existem alguns comportamentos que são característicos até os 4 anos de idade, como tapas, mordidas, gritos, chutes. Apesar da pouca idade, os pais já podem orientar e colocar limites para o filho diante dos primeiros comportamentos agressivos por ele manifestos. Converse com a criança, puni-la pode não ser a melhor solução. Além dela não entender esse limite, os tapas e empurrões dados nos colegas da escola, dois comportamentos comuns também até os três anos, podem ter outro significado, como vontade de aproximação. Já entre a faixa etária dos quatro aos seis anos, a criança começa a perceber as regras de convivência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ausência de limites, a tolerância excessiva dos pais, a falta de tolerância perante frustrações, violência física ou emocional, ausência de carinho são fatores que provocam comportamentos agressivos, porém é interessante observar também se a criança não está passando por um momento de transformação em sua família, como separação dos pais, ganho ou perda de novos membros na família, seja por nascimento de irmão ou morte de alguém querido.


Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola