Topo
pesquisar

A formação de conceitos geográficos no ensino de Geografia

Estratégias de ensino-aprendizagem

A formação de conceitos geográficos emerge como tema principal de recentes pesquisas no ensino de Geografia, sendo um auxílio na instrumentalização do pensamento espacial.
PUBLICIDADE

O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.

Qual o papel do professor nesse processo?

Cabe ao professor propiciar os elementos teóricos e os meios cognitivos e operativos de desenvolver consciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social.

Qual o caminho teórico-metodológico a seguir?

Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário, obviamente, construir a noção de espacialidade. Para tanto, além de explorar a leitura cartográfica, em que o professor deve buscar ao máximo desenvolver as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, ou seja, o espaço vivido, percebido e concebido do aluno, também é necessária a formação de conceitos geográficos, tais como território, região, lugar e paisagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa formação dos conceitos geográficos se dará por meio dos conteúdos geográficos. O professor ensina os conteúdos e os alunos formam os conceitos. Por exemplo, se você ensina aos alunos que paisagem é tudo aquilo que está ao alcance da percepção humana, certamente a criança não conseguirá abstrair tal conceito. Mas, se o professor ensinar um conteúdo geográfico, por exemplo, a transformação da paisagem rural em urbana, o aluno construirá paulatinamente o conceito. Isso porque, segundo o psicólogo Lev Vygotsky, o conceito não se forma na cabeça da criança quando lhe é ensinado. Ele é elaborado à medida que os alunos o constroem.

As recentes pesquisas no ensino de Geografia vêm alertando para o fato de que a formação de conceitos geográficos são os instrumentalizadores do pensamento espacial, cabendo ao professor o papel de explorá-los em sala de aula.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

A construção da espacialidade é o principal objetivo do ensino de Geografia
A construção da espacialidade é o principal objetivo do ensino de Geografia
O espaço geográfico frente ao meio natural na cidade do Rio de Janeiro
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula sobre a construção do Espaço Geográfico
O conceito de Geografia em sala de aula precisa ser esclarecido para evitar dúvidas desnecessárias
Estratégias de ensino-aprendizagem O conceito de Geografia em sala de aula
A aplicação de provas é sempre um momento de tensão. Mas precisa mesmo ser sempre assim?
Estratégias de ensino-aprendizagem Elaborando uma boa prova de Geografia
O território visto como o espaço geográfico apropriado por relações de poder
Estratégias de ensino-aprendizagem Território: aula prática e conceitual
Relações sociais, economia e Estado: um campo de forças que formam um território
Estratégias de ensino-aprendizagem Abordagem do conceito de território
A renovação do ensino de Geografia reflete diretamente nas práticas em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem Renovação da Geografia Escolar
O bucolismo é um elemento que pode ser associado ao conceito geográfico de lugar
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula sobre o conceito de lugar com música
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola