Whatsapp

A formação de conceitos geográficos no ensino de Geografia

Estratégias de ensino-aprendizagem

A formação de conceitos geográficos emerge como tema principal de recentes pesquisas no ensino de Geografia, sendo um auxílio na instrumentalização do pensamento espacial.
A construção da espacialidade é o principal objetivo do ensino de Geografia
A construção da espacialidade é o principal objetivo do ensino de Geografia
PUBLICIDADE

O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.

Qual o papel do professor nesse processo?

Cabe ao professor propiciar os elementos teóricos e os meios cognitivos e operativos de desenvolver consciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social.

Qual o caminho teórico-metodológico a seguir?

Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário, obviamente, construir a noção de espacialidade. Para tanto, além de explorar a leitura cartográfica, em que o professor deve buscar ao máximo desenvolver as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, ou seja, o espaço vivido, percebido e concebido do aluno, também é necessária a formação de conceitos geográficos, tais como território, região, lugar e paisagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa formação dos conceitos geográficos se dará por meio dos conteúdos geográficos. O professor ensina os conteúdos e os alunos formam os conceitos. Por exemplo, se você ensina aos alunos que paisagem é tudo aquilo que está ao alcance da percepção humana, certamente a criança não conseguirá abstrair tal conceito. Mas, se o professor ensinar um conteúdo geográfico, por exemplo, a transformação da paisagem rural em urbana, o aluno construirá paulatinamente o conceito. Isso porque, segundo o psicólogo Lev Vygotsky, o conceito não se forma na cabeça da criança quando lhe é ensinado. Ele é elaborado à medida que os alunos o constroem.

As recentes pesquisas no ensino de Geografia vêm alertando para o fato de que a formação de conceitos geográficos são os instrumentalizadores do pensamento espacial, cabendo ao professor o papel de explorá-los em sala de aula.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados
Conheça o conceito de território e entenda por que ele é importante para as aulas de Geografia.
Confira uma proposta de aula sobre a construção do espaço geográfico com o objetivo de estabelecer a compreensão desse importante conceito.
Confira uma proposta de aula sobre o conceito de lugar na Geografia através da utilização da música “Saudades da minha terra”.
Algumas dicas e sugestões para a elaboração de provas de Geografia.
A utilização da música do grupo “Palavra Cantada” para apresentar a Geografia nas séries iniciais.
Veja a importância e a maneira de se trabalhar o conceito de Geografia em sala aula.
A importância da Renovação da Geografia e a atenção que o professor deve ter sobre as mudanças nos parâmetros de ensino.
Uma proposta de aula sobre o conceito de território a partir de uma dinâmica envolvendo todos os alunos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola