Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

A garrafa de Leyden

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Após montada, a garrafa de Leyden deverá ter essas características
Após montada, a garrafa de Leyden deverá ter essas características

Para construir uma garrafa de Leyden, você precisa de uma caixinha de plástico de filme fotográfico ou de remédio, um pedaço de papel alumínio, dois grampos latonados (aqueles que são usados para prender folhas de papel em pastas) e um chumaço de palha de aço.

Revista as paredes laterais da caixinha por dentro e por fora com uma faixa de papel alumínio e prenda-o com cola ou fita adesiva. Abra um dos grampos e prenda-o por uma perna à face lateral, como mostra a ilustração acima.

Faça um pequeno corte na tampa passando por ela outro grampo latonado. Abra as pernas do grampo de maneira que elas estabeleçam contato com o chumaço de palha de aço que estará dentro da caixinha, em seguida feche a caixinha com a tampa. É importante que não haja contato entre o revestimento interno e o externo da caixinha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para carregar eletricamente a garrafa de Leyden, atrite um canudo de refresco e encoste-o na cabeça do grampo da tampa da garrafa. É importante também que a parte externa da garrafa esteja em contato com a terra, em todas as vezes que você for carregar a garrafa com o canudo. Para isso basta você segurar a garrafa pelo revestimento externo e tocar com uma parte de ser corpo uma parede ou o chão.

Após ter repetido diversas vezes o procedimento de carga com o canudo de refrigerante, aproxime a perna solta do grampo latonado lateral à cabeça do grampo latonado da tampa. Se você conseguir transferir à garrafa a quantidade suficiente de carga, verá uma faísca e ouvirá um estalo.

Tendo conseguido êxito, explique o que aconteceu. Identifique todos os elementos do seu capacitor e do processo de carga e descarga.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física