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Existe uma infinidade de trabalhos artísticos que retratam características geográficas do mundo, que podem ser culturais (pontes, ruas, avenidas, prédios, entre outras) ou naturais (rios, lagos, montanhas, vales, florestas, bosques e muitos outros).
Alguns artistas registram em suas obras a convivência social (trabalho, lazer, manifestação cultural etc.), apresentando o cotidiano rural e urbano das pessoas.
O professor de Geografia e o de Educação Artística podem estabelecer uma atividade integrada. Ao professor de Geografia cabe realizar um percurso com os alunos no bairro da escola, de modo que eles possam visualizar o objeto da criação do trabalho artístico. Esse educador deve orientar acerca das várias abordagens que podem ser feitas, tais como as construções em andamento, o comércio, o fluxo de automóveis e de pessoas, igreja, praças e inúmeros outros.
Após esse trabalho, cabe ao professor de Educação Artística orientar os alunos acerca das técnicas de pinturas, de modo que consigam inserir as informações colhidas em campo e transferi-las para a tela. Esse tipo de trabalho é descontraído e atrai a atenção dos alunos.
Após a confecção das telas, coloque-as em exposição na sala para que os mesmos consigam identificar o que a figura representa. No final da atividade, explique para os alunos que as paisagens contidas nas telas brevemente serão superadas, pois reformas se concluem, feiras terminam, o fluxo de pessoas aumenta ou diminui, isso acontece porque o meio no qual a sociedade vive é muito dinâmico. Deixando claro que o espaço está em constante transformação.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola