PUBLICIDADE
Materiais necessários:
- Argila;
- Areia;
- Serragem;
- Algodão;
- Terra fofa;
- Sementes e recipientes para estas
- Caixas grandes
- Pás
Em condições favoráveis, a semente pode avançar o processo de desenvolvimento da plântula, a fim desta se estabelecer no ambiente e formar uma planta adulta. Assim, a disponibilidade e água, nutrientes e luz são essenciais para que ocorra a germinação.
Para demonstrar este fato, o professor pode promover com seus alunos a observação de sementes, que serão plantadas por eles, em diversas condições de substrato, sendo estes: argila, areia, serragem, algodão e terra fofa.
Munidos de sementes de desenvolvimento mais rápido, como as de feijão e girassol, e recipientes para estas, como potinhos de iogurte, seus alunos deverão ser divididos em grupos menores, a fim de facilitar o desenvolvimento da atividade.
Cada tipo de substrato terá três potinhos, por grupo. Um deles receberá água, diariamente; outro será mantido dentro de uma caixa e o terceiro receberá água e luz solar. Desta forma, serão cinco sementes expostas a cada uma destas três condições.
Cada grupo terá um total de quinze recipientes e estes deverão ser etiquetados com as seguintes informações: nome do grupo (ou do líder do grupo), substrato, tipo de semente e como esta foi submetida.
Cada aluno receberá uma tabela, para cada dia de observação. As mudanças ocorridas deverão ser registradas nestas, com auxílio de desenhos:
Professor e alunos deverão combinar uma data para entrega de relatório em grupo e criação de mesa redonda, a fim de compararem os resultados e discutirem as conclusões de cada grupo.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola