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A música como recurso no ensino da Geografia

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A banda americana Green Day produz músicas com conteúdos de protesto.
A banda americana Green Day produz músicas com conteúdos de protesto.

Um dos mais importantes instrumentos didáticos que pode ter seu uso bastante difundido no ensino da Geografia é a música, pois crianças e adolescentes adoram música.

A letra de algumas músicas carrega consigo grandes significados que, dependendo do conteúdo ministrado, servem como alternativa didática, a música é analisada pelos alunos com o auxílio do professor.

Vários ritmos podem promover letras com mensagens construtivas que possivelmente poderão ser usadas. Um exemplo na modalidade sertaneja é a música “Planeta Azul” interpretada por Chitãozinho e Xororó.

Nesse caso, a letra retrata a apropriação degradante da humanidade sobre a natureza que provoca problemas como o aquecimento global, além disso, retrata a extinção de espécies animais e vegetais.

Há na canção um trecho que aborda a inversão das estações do ano e as mudanças nos períodos de seca e de chuva e, logo depois, coloca em questão o futuro da humanidade, caso a degradação prossiga na mesma velocidade.

Assim como a música acima citada, existem muitas outras nacionais e internacionais que apresentam questões extremamente ligadas à Geografia, como meio-ambiente, problemas sociais, guerras, preconceitos, corrupção e uma infinidade de assuntos.

Hoje podemos citar alguns nomes nacionais e internacionais da música que produzem letras com conteúdo de protesto, tais como Detonautas, Green Day, U2 e Linkin Park, todos abordam diversos assuntos de ordem social que ocorrem em escala regional ou global. Esses nomes possuem muitos adeptos entre os jovens, assim facilita a obtenção do interesse por parte dos alunos.

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Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola