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O fazer didático com base em experiências cotidianas revela-se como recurso significativo e eficaz – verdade essa inquestionável. Aplicável a todas as disciplinas, sobretudo fazendo referência às aulas de Língua Portuguesa, tal procedimento tende a quebrar determinados paradigmas que vêm se cristalizando, principalmente em se tratando de regras e decorebas.
Com base nesse pressuposto, dispomo-nos a abordar acerca do ensino da semântica, entendida como a ciência das significações. Trata-se de um assunto vasto e proveitoso que, se explorado de forma eficaz, incidirá tão somente no perfeito entendimento de como o significado das palavras exerce influência nas mais variadas situações comunicativas. Seja na oralidade, na escrita, na linguagem não verbal, a todo o momento temos necessidade de fazer com que a interlocução seja realmente materializada.
Assim, dado o dinamismo da língua, focaremos nossa atenção ao sentido polissêmico que impera nos distintos vocábulos que compõem nosso léxico. Assim, é dada a largada para que o professor possa usufruir de todas as possibilidades que a ele são oferecidas, no sentido de explorar, e ao mesmo tempo aprimorar, o conhecimento linguístico do qual não só os educandos, mas também todos os usuários deste vasto sistema (a língua) devem dispor. Nesse sentido, trabalhar com a linguagem figurada, sobretudo dando ênfase à denotação, à conotação e à polissemia propriamente dita, revelam nossos “ingredientes” principais desta “gastronomia” didática.
* Como marco introdutório do trabalho a ser realizado, eis que de forma sugestiva o educador pode se valer da linguagem publicitária, a qual explora a questão dos múltiplos significados conferidos à mensagem que se deseja transmitir. Assim, observe alguns exemplos:
Explore, educador, a relação que o componente característico expresso pelo vocábulo “gato” exerce com o estabelecimento cujo ramo de negócio é o trabalho com animais, um pet shop. Aproveitando o gancho, outro aspecto pode também ser enfatizado: a finalidade discursiva nesse gênero textual, no qual prevalece a intenção persuasiva.
Nesse anúncio, a intenção se assemelha à do anterior, visto que o “sorrisinho amarelo”, além da cor literalmente expressa, pode significar um sorriso desprovido de um certo encantamento, sem graça.
Com a expressão “Morde aqui”, o anunciante quis vender seu produto fazendo uma analogia com uma expressão que nos é bastante familiar: “fulano está mordendo de raiva”, a qual caracteriza a euforia e o nervosismo advindos de uma dada situação tida como inaceitável.
Como se percebe, múltiplas são as possibilidades quando o intuito é retratar as relações de sentido estabelecidas entre uma palavra e outra, entre um acontecimento e outro, entre uma imagem e outra, uma obra de arte, enfim, entre distintas circunstâncias nas quais podemos fazer uma releitura de algo original, já existente, e que de acordo com contextos variados acaba adquirindo múltiplas acepções. Basta que o educador saiba aproveitar e explorar tal situação ao máximo.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola