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Use o mapa do continente americano, enfatizando Cuba.
Faça uma breve síntese sobre Cuba, a Baía de Guantánamo e a Prisão de Guantánamo. Procure perceber qual o conhecimento prévio que seus alunos têm do tema.
Depois, passe a questioná-los:
• Qual a explicação para essa base militar americana estar em território cubano?
• Como se deu o acordo entre os EUA e Cuba para que a base militar ali se instalasse?
• Por que Cuba e EUA mantêm relações conflituosas?
• De que forma essa concessão reflete hoje nos governos cubano e estadunidense?
• Por que as tentativas de inspeção nessa base sempre fracassaram?
• Por que nenhum outro país consegue saber realmente o que acontece nessa base?
• Por que a ONU não se posiciona sobre isso?
• Trabalhe com os alunos essa charge relacionada ao assunto:
Mostre a charge de forma que todos os alunos vejam claramente. Espere alguns instantes e questione-os:
• Quais são as possíveis interpretações dessa charge?
• O que as cores representam?
• E as mãos?
• Podemos considerar a Prisão de Guantánamo um exemplo claro de atrocidades e, sendo assim, de crimes de guerra?
• O presidente dos Estados Unidos cumpriu sua promessa de campanha: Fechar a prisão de Guantánamo? E se não fez, qual a sua justificativa?
• Peça aos seus alunos as respostas possíveis para esse exemplo de supremacia, ou seja, o imperialismo estadunidense, na forma de um texto dissertativo-argumentativo.
• Sugiro que a atividade seja feita em sala de aula.
Observação: O professor deverá ser imparcial ao abordar questões relacionadas à política, etnia e religião, pois são questões complexas que podem gerar grandes polêmicas dentro e fora da sala de aula.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola